A Igreja de São Sebastião será entregue à população de Planaltina dia 14 de outubro, às 10 horas. A execução dos serviços de restauro ficou a cargo da secretaria de Cultura e contou com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb).
“O restauro da Igreja de São Sebastião é da maior importância para a memória histórica de Planaltina. Esta ação materializa o esforço do governo em recuperar o patrimônio histórico do Distrito Federal”, disse o secretário-adjunto da secretaria de Cultura, Miguel Ribeiro.
Os serviços de restauro começaram em janeiro desse ano e foram realizados sob a supervisão da superintendência do Iphan, em Brasília, e pela diretoria de Preservação da subsecretaria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da secretaria de Cultura.
As características arquitetônicas do prédio da Igreja de São Sebastião — construído em 1890 e tombado em 1982 — foram preservadas. O piso da Capela-mor foi rebaixado e toda a madeira da edificação recebeu tratamento de descupinização.
Foram feitas a troca de telhas, portas e janelas, além de revisão e substituição das instalações elétricas e hidráulicas. A torre do sino foi reconstruída e os degraus de pedra das escadas laterais refeitos. Cerca de R$ 500 mil foram destinados à obra.
Patrimônio recuperado
As obras de restauro da Igreja de São Sebastião fazem parte do programa de recuperação e valorização do patrimônio cultural do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Cultura.
Além dessa obra, foram restaurados e entregues à sociedade o Catetinho, o Panteão da Pátria, o Polo de Cinema e Vídeo, o Cine Brasília e, mais recentemente, o Casa do Cantador.
As reformas da Concha Acústica, do Museu Vivo da Memória Candanga, do Espaço Cultural Renato Russo e do Memorial dos Povos Indígenas aguardam a finalização do processo licitatório.
SERVIÇO
Entrega das obras de restauro da Igreja de São Sebastião
Dia: 14/10/2013 – segunda-feira
Horário: 10 horas
Local: Setor Tradicional de Planaltina – Paróquia de São Sebastião – Planaltina