- Atualizado em

Cultura no DF se destaca com apoio da PNAB

COMPARTILHAR

Edição: André Barreto

O Distrito Federal vive um novo tempo para a cultura com a chegada da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a maior iniciativa pública de fomento cultural do Brasil. Com a condução da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), em parceria com o Instituto Omni, a PNAB DF 2025 apresenta editais que abraçam a diversidade artística. A proposta é democratizar o acesso aos recursos públicos, fortalecer a cultura local e garantir que a arte chegue a todos os cantos do DF.

A Secretaria tem sido protagonista no fortalecimento das políticas culturais no DF. Uma atuação marcada pela transparência e participação ativa da população. O trabalho aposta em uma comunicação com plantões tira dúvidas, manuais e formações presenciais e virtuais para orientar os agentes culturais. O objetivo é garantir que os agentes culturais tenham todo o suporte necessário para acessar os editais.

Os editais lançados contemplam diversas linguagens e formatos. São produções culturais e audiovisuais nas áreas de música, teatro, dança, literatura, artes visuais e manifestações populares. Há linhas específicas para coletivos, projetos de estreia, mestres da cultura e grupos liderados por pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Também integram a política os editais da Cultura Viva, que reconhecem e fortalecem o cenário cultural do DF.

As ações culturais são voltadas para a promoção de oficinas, espetáculos, exposições, festivais e muito mais. A ideia é gerar inclusão e renda, levando cultura para escolas, praças, centros comunitários e territórios periféricos. São ações que respiram cultura e pertencimento, resgatando histórias e projetando novos futuros para a cena cultural do DF.

Os editais da PNAB DF visam a beneficiar artistas, produtores, técnicos e agentes culturais. Com isso, a Secec-DF mostra que, quando há compromisso com a cultura, ela se torna um meio de transformação social e econômica. A PNAB DF 2025 é prova de que quando há uma gestão pública séria e comprometida, a arte transforma e alcança a todos.

Para mais informações, dúvidas ou sugestões, os canais de atendimento são o e-mail sac@pnabdf.org.br, o WhatsApp 061991969207 e o instagram @pnabdf.