Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/05/23 às 14h30 - Atualizado em 29/05/23 às 14h41

Em parceria, Museu de República discute arte digital

Texto e edição: Ascom Secec

 

Seminários Replicantes” são organizados pela Academia de Curadoria

 

A Academia de Curadoria, grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e à Universidade de Brasília (UnB) que mantém parceira com o Museu Nacional da República (MuN) na formação de acervo de arte digital vai realizar uma série de seminários com a temática “Museus do presente: desafios e contradições do digital”.

 

Os seminários são parte do projeto “’ARTEMÍDIAMUSEU”, financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), que busca promover o diálogo e o compartilhamento de conhecimentos no campo da arte e da cultura.

 

“A Coleção ARTEMÍDIAMUSEU é um projeto de curadoria compartilhada que propõe a criação de uma coleção de arte digital viva, ampliada anualmente com novas aquisições, a partir de mostras anuais”, explica a diretora do MuN, Sara Seilert.

 

Batizados de “Seminários Replicantes”, as sessões se desdobrarão em encontros fechados com gestores de espaços culturais do DF, com prioridade para as regiões administrativas de Samambaia, Ceilândia e Planaltina, locais onde a Secec mantém os Complexos Culturais de Samambaia, Planaltina e, em Ceilândia, a Casa do Cantador.

 

“É importante para os gestores dos equipamentos culturais da Secec se unirem para debate e reflexão sobre a presença dos dispositivos digitais, tanto enquanto obra em si como enquanto meio de comunicação de seus acervos, cada vez mais presentes nas produções artísticas e nas exposições em museus”, defende Seilert.

 

Programação

31 de maio
Temática: “Pra quem produzir/digitalizar memória?”
Convidados: Clelio de Paula (museu XYZ) e Luciana Martins (Tainacan e SESI Lab)
14 de junho
Temática: “Públicos e pautas agora”
Convidados: Zaika dos Santos (Cientista de Dados e Multiartista) e Ian Habib (Artista, pesquisador e gestor do Museu Transgênero de História e Arte – MUTHA)
5 de julho
Temática: “O que fazer com o volume de imagens?”
Convidado: Fabio Fon (artista experimental e pesquisador independente)
19 de julho
Temática: “Balanço da arte digital e dos museus hoje”
Convidada: Débora Aita Gasparetto (pesquisadora de arte digital e internet)
Informações para contato no Blog da Academia
https://academiadecuradoria.com.br/blog/

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br