27/04/21 às 16h08 - Atualizado em 27/04/21 às 16h13

Edital seleciona professores para os Territórios Culturais

Texto: Sâmea Andrade /Edição: Sérgio Maggio (Ascom Secec)

Com informações da Ascom da Secretaria de Educação

27/04/2021

14:30:22

Professores da Educação Básica da rede pública do DF que estejam interessados em exercer atividades pedagógicas nos espaços culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) podem, de 28 de abril a 12 de maio, concorrer às seis vagas destinadas pelo edital Nº 8/2021, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (27.04) pela Secretaria de Educação.

A iniciativa faz parte do Projeto Territórios Culturais, que promove a gestão compartilhada de ações de políticas de educação patrimonial nos equipamentos da Secec em parceria com a Educação. O objetivo é ampliar as possibilidades de ensino, especialmente aquelas voltadas aos saberes relativos ao patrimônio cultural, e trabalhar com os estudantes noções de pertencimento, identidade e memória.

Serão ofertadas a professores de Educação Básica da Carreira de Magistério Público do Distrito Federal seis vagas, sendo uma destinada a candidato com deficiência, além de 30 para cadastro reserva. A carga horária é de 40 horas semanais, no regime de 20 horas mais 20 horas, conforme Plano de Trabalho da parceria nos espaços culturais do Projeto.

Confira a integra do edital

Edital 08-2021 Territórios culturais

Os selecionados atuarão nos seguintes Territórios Culturais da Secec: Museu Nacional da República, Cine Brasília, Centro Cultural Três Poderes, Memorial dos Povos Indígenas, Museu do Catetinho e Museu Vivo da Memória Candanga. Em função do isolamento social necessário ao enfrentamento da pandemia, as atividades estão sendo realizadas em plataformas virtuais disponibilizadas pela Secretaria de Educação.

Os inscritos serão submetidos a duas etapas de avaliação: inscrição, com entrega dos documentos comprobatórios de experiência e titulação e do Plano de Trabalho Semestral; e entrevista e apresentação do Plano de Trabalho Semestral.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no site da SEEDF, na data provável de 30/6.

TERRITÓRIOS CULTURAIS

O projeto atende à Lei nº 4.920/2012, que dispõe sobre o acesso dos estudantes da Rede Pública de Ensino do DF ao Patrimônio Artístico, Cultural, Histórico e Natural do DF e fortalece a Política de Educação Patrimonial da Educação, instituída pela Portaria nº 265/2016.

O foco do Projeto junto aos estudantes é a construção de saberes relativos ao Patrimônio Cultural, nas vivências e atividades pedagógicas interdisciplinares que são oportunizadas nos Territórios, por meio da apreciação, da reflexão crítica, da experimentação e da fruição artística.

O nome “Territórios Culturais” vem do entendimento de que não se tratam apenas de espaços culturais ou equipamentos públicos de cultura, mas sim de territórios culturais na perspectiva da educação patrimonial – identidade, memória e pertencimento de um lugar/território.

O projeto concretiza uma convergência entre as pautas das duas secretarias envolvidas, somando esforços no sentido de criar oportunidades para aprendizagem significativa sobre o Patrimônio Cultural aos estudantes. As temáticas trabalhadas refletem o recorte próprio de cada Território Cultural e dialogam com diversos objetivos de aprendizagem do Currículo em Movimento da Educação Básica.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec) com informações da Ascom da SEEDF.

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br