Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/10/22 às 12h30 - Atualizado em 6/10/22 às 12h30

Edital seleciona OSC para realizar DF Cultural

Texto e edição: Ascom Secec

31/8/2022

10:30

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou nesta quarta-feira (31/8), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a prorrogação do prazo de inscrições para o edital nº 19/2022, que dá início ao projeto DF Cultural. A proposta do chamamento público é celebrar um termo de colaboração entre a pasta e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar a ação, que tem por objetivo reconhecer e valorizar a contribuição das diversas culturas para o fortalecimento da identidade cultural do Distrito Federal.

 

As OSCs interessadas agora têm até o dia 3 de setembro para se inscrever, por meio do envio das fichas de inscrição e proposta de trabalho, conforme modelos previstos no edital, para o e-mail protocolo@cultura.df.gov.br. A partir dessa data, a Comissão de Seleção verificará se as propostas encaminhadas atendem ao previsto no roteiro de elaboração sugerido e deverá divulgar o resultado provisório do chamamento público em até 15 dias.

 

DF CULTURAL

Com recursos orçamentários previstos em até R$ 2 milhões, previstos na Lei Orçamentária Anual, o DF Cultural terá foco nas manifestações culturais que mais se destacam em Brasília e nas Regiões Administrativas, ofertando programação alinhada com as diversas identidades culturais da cidade. A proposta do novo projeto é destacar as múltiplas identidades que formam a cultura do DF, em uma relação intrinsecamente ligada à formação da própria cidade, por meio dos nativos de outros estados que aqui se estabeleceram, trazendo sua contribuição e as mais diversas influências.

 

Assim, esse DNA da cultura regional deve estar contemplado nas ações apresentadas pelas OSCs, tanto no que diz respeito às manifestações culturais que preservam a história dos imigrantes como para novas perspectivas cevadas pelo caldeirão de influências que aqui se combinam, incluindo propostas de circulação de atividades culturais, oficinas e seminários, entre outras ações.

 

A ideia é de que elas prevejam a descentralização do projeto entre as Regiões Administrativas, democratizando a arte e a cultura, promovendo artistas locais e incentivando o intercâmbio cultural e a formação de plateia, além de movimentar a cadeia produtiva da cultura. Os proponentes podem optar por formato híbrido, com atividades on-line e presenciais. A expectativa é de que as atividades atendam um público de, pelo menos, 5 mil pessoas. As demais informações para as inscrições estão descritas no edital.

 

Mais informações podem ser conferidas no edital, disponibilizado no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF: https://www.cultura.df.gov.br/editais-abertos/