Exposição de fotografias retrata o Xingu pelas lentes do Rei Leopoldo III e contará com a presença da Princesa Belga Maria Esmeralda
O Memorial dos Povos Indígenas e a Embaixada da Bélgica em Brasília promovem nesta quarta, 6 de julho, a abertura da exposição “Diários de Viagem – Fotografias do Rei Leopoldo III no Brasil”.
Trata-se de uma mostra inédita com fotografias especialmente selecionadas da viagem que o Rei Leopoldo III fez ao Brasil em 1964.
As fotos são testemunhas antropológicas dos encontros com os índios de numerosas tribos do Mato Grosso e do Pará, como os Yawalapiti, os Txicão ou ainda os Txukarramãe e os Suyá.
A maioria dos registros fotográficos foi feita pelo próprio Rei Leopoldo III, além de algumas imagens do rei feitas por seus companheiros de expedição.
Filho do Rei Albert I e da Rainha Elisabeth, Leopoldo III (1901-1983) reinou de 1934 à 1951, tendo abdicado em favor de seu filho Baudouin.
Em seguida o Rei Leopoldo III dedicou-se principalmente a projetos de pesquisa científica e a viagens exploratórias na Venezuela, no Brasil e também na África Central.
Ele esteve no Brasil por duas vezes em 1962, uma vez em 1964 e outra em 1967. O rei e sua comitiva percorreram diversas cidades e regiões brasileiras, detendo-se principalmente no Brasil Central e na Amazônia.
Entre suas fotografias há registros importantes de diversas etnias indígenas, imagens de cidades brasileiras e paisagens amazônicas.
Esta exposição em particular tem por objetivo mostrar ao público brasileiro o olhar de um fotógrafo a quem a natureza impressionava profundamente e que tinha pela paisagem e pelo povo brasileiro um interesse particular
São imagens feitas durante sua viagem de 1964 com especial atenção às realizadas em sua grande jornada pelo Xingu, entre 4 de outubro e 8 de dezembro de 1964, quando participou de expedição com os irmãos Villas Boas para contatar os índios Txicão.
As fotos são relatos dos caminhos percorridos pelo Rei Leopoldo III. As imagens enfatizam aspectos como a intensidade da tempestade, a vastidão do rio, a luz sobre a agua, a concentração do menino, a vivacidade de uma criança e o emaranhado da mata.
O Rei Leopoldo III reuniu em suas expedições um rico acervo de imagens que hoje pertencem ao Fundo Léopold III de Exploração e Proteção à Natureza, com sede no Museu de Ciências Naturais de Bruxelas.
Desde 1983, a filha caçula do Rei, Sua Alteza Real a Princesa Maria Esmeralda, é presidente do Fundo e nunca cessou de promover esta herança, patrimônio inestimável da história humana.
O Fundo concede subsídios a cientistas para missões de pesquisa em campo, publicações e gerencia arquivos científicos de grande diversidade.
A abertura da exposição contará com a presença da princesa no dia 06 de julho, a abertura da exposição no Memorial dos Povos Indígenas.
SERVIÇO:
Abertura da Exposição
Diários de Viagem – Fotografias do Rei Leopoldo III no Brasil
Data: 6 de julho a 14 de agosto de 2016
Local: Museu dos Povos Indígenas