A preservação do patrimônio cultural brasileiro foi tema do Primeiro Encontro Nacional das Instituições de Preservação do Patrimônio Cultural realizado no Recife entre os dias 24 e 26 de abril de 2012.
Durante os três dias, representantes de 13 estados e do Distrito Federal participaram de debates, seminários e palestras com o objetivo de promover o fortalecimento das instituições estaduais de preservação patrimonial e permitir o conhecimento e a integração das políticas de preservação.
O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, participou como conferencista e ouviu as reivindicações dos demais participantes do encontro.
Todos os estados responderam a um questionário que resultará em um panorama da realidade comum entre as regiões. O documento deverá orientar as discussões a respeito da construção de uma rede permanente de preservação patrimonial.
CARTA DO RECIFE
No último dia, os representantes estaduais e do DF redigiram a “Carta do Recife”, que apresenta considerações e recomendações para proteção do patrimônio cultural. Entre as recomendações estão o fortalecimento das instituições estaduais e do DF e a consolidação do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural.
A “Carta do Recife” recomenda ainda parcerias com as secretarias estaduais e municipais de educação para que patrimônio cultural seja incluído nos conteúdos curriculares, com a capacitação dos professores das redes públicas de ensino.
FÓRUM NACIONAL
Durante o encontro, foi criado o Fórum Nacional de Instituições Estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural.
O primeiro encontro do Fórum será realizado em Brasília, de primeiro a três de agosto de 2012. Uma das propostas, além de dar continuidade à troca de informações e à construção de uma política comum, é trazer para compor o Fórum os estados que não participaram do encontro no Recife.
{gallery}galerias/primeiro_encontro_forumnacional{/gallery}