Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
11/10/22 às 13h06 - Atualizado em 11/10/22 às 14h29

Delegação dos Países Baixos visita Brasília

Texto: Bárbara Bergamaschi. Edição: Ascom Secec

 

Foto de Hugo Lira

Representantes da delegação dos Países Baixos durante visita à Secec

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) recebeu, na última quarta-feira (5/10), uma delegação de 20 jovens servidores do Ministério da Educação, Cultura e Ciência dos Países Baixos. Além de Brasília, a comitiva está de passagem por diferentes cidades do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, de modo a intercambiar  experiências e conhecimentos sobre iniciativas e políticas culturais.

 

O grupo estrangeiro, liderado por Burak Han Çevik, segundo secretário da Embaixada do Reino dos Países Baixos, foi recepcionado na Biblioteca Nacional de Brasília pelo secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues e por Renata Zuquim, chefe do Escritório De Assuntos Internacionais (EAI-DF), que deram as boas vindas aos estrangeiros. Em tom descontraído, o secretário destacou o fato de ter nascido em Pernambuco o que, segundo ele, o tornava “também um pouco holandês” e ainda lembrou o fato de Brasília ser uma “cidade muito jovem”, assim como os membros da comitiva.

 

Foto de Hugo Lira

Renata Zuquim, Bartolomeu Rodrigues e Felipe Ramón dão as boas vindas à comitiva dos Países Baixos

 

“Brasilia foi o lugar para onde eu, e diversos brasileiros de todos os cantos do país, migramos para tentar melhorar de vida. Quando cheguei, a cidade era um deserto de terra vermelha e hoje, 40 anos depois, é uma cidade pujante com população estimada em 3 milhões de habitantes”, contou Bartolomeu Rodrigues aos representantes dos Países Baixos. “Meus filhos têm a mesma idade de vocês e são parte da primeira geração da cidade, cresceram junto com ela. Acredito que vocês terão muito o que aprender com nossa belíssima cidade, que apesar de jovem já tem bastante história.”

 

Durante a visita, o assessor especial da Subsecretaria de Patrimônio Cultural (Supac/Secec), Felipe Ramón, fez uma breve apresentação para o grupo para contextualizar os visitantes sobre a história da criação da cidade, sobre as diretrizes da UNESCO para o reconhecimento de Brasília como Patrimônio Mundial. Os estrangeiros também puderam conhecer mais sobre o funcionamento das políticas com foco em  patrimônio cultural no Distrito Federal, como o modelo de gestão patrimonial do complexo urbano de Brasília, que inclui a proteção pelas três esferas: mundial, federal e distrital.

 

Foto de Bárbara Bergamaschi

Felipe Ramón, servidor da Secec, apresenta políticas públicas de patrimônio cultural no DF

Ramón também apresentou aos visitantes um pouco sobre os equipamentos culturais geridos  pela Secec, como o Memorial dos Povos Indígenas e o Museu do Catetinho, além de outros bens reconhecidos como patrimônio material e imaterial no DF,  como a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, o Festival de Cinema de Brasília e o Boi de Seu Teodoro. Após a apresentação, a equipe da Secretaria respondeu as dúvidas da comitiva em uma roda de conversa.

 

A Embaixada dos Países Baixos promoveu ainda uma atividade de integração entre a delegação visitante, pesquisadores da UNB, representantes Secec, de organismos internacionais e do Governo Federal na Residência Oficial do Embaixador. No evento, o ministro da Educação brasileiro, Victor Godoy, fez uma breve apresentação sobre as principais políticas para o sistema educacional do Brasil nos últimos anos. As equipes técnicas tiveram a chance de trocar ideias e experiências, além de identificar possibilidades de cooperação internacional e trocas  entre os dois países.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br