Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/19 às 19h01 - Atualizado em 11/10/19 às 10h31

Dedicado ao Dia das Crianças, Concerto Didático lota o Cine Brasília

COMPARTILHAR

Iniciando as celebrações do Dia das Crianças, ocorreu na manhã de hoje (10), no Cine Brasília a edição especial dos Concertos Didáticos. A apresentação, de iniciativa do programa Cultura Educa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), em parceria com a Secretaria de Educação, movimentou um número expressivo de público.

 

Muito aguardada pelos presentes, que se dividiam entre escolas da rede pública do DF e comunidade, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro realizou duas apresentações parabém público de cerca de 1000 pessoas.

Com uma abordagem diferenciada aos pequenos brasilienses, o Maestro Claudio Cohen ministrou com muito carinho uma breve aula de música para a criançada. Ele apresentou o som e a função de cada instrumento e explicou o motivo da Sinfônica se chamar Claudio Santoro, tocando em seguida a clássica canção “Ponteio”.

 

Com os olhares vidrados e encantados dos pequenos estudantes e de mães com bebês, a apresentação se desenvolveu com um repertório dedicado ao cinema mundial. Filmes como “Guerra nas Estrelas” e “Senhor dos Anéis” foram relembrados através de suas trilhas, além do repertório dos clássicos da música erudita.

 

Nesta edição, o Concerto contou com a participação dos alunos de música do Instituto Reciclando Sons (IRS), responsável pela inclusão socioeducativa para crianças, jovens e adultos nas comunidades da Região Administrativa da Estrutural. O coro infanto juvenil cantou ao som de “Let It Go”, tema principal do filme infantil “ Frozen – Uma aventura congelante.

 

Batendo o recorde de público de todas as edições, o Concerto Didático para o Dia das Crianças recebeu escolas de ensino fundamental e médio e comunidade em geral. Participaram do evento os Centros de Ensino Cef 07 de Ceilândia, Escola Classe 04 do Cruzeiro, Escola Classe 304 Norte, Escola Parque 307/308 Sul, Escola Classe 01 do Riacho Fundo 2 e Centro Educacional Darcy Ribeiro do Paranoá.

 

De acordo com o Maestro Claudio Cohen, este projeto é uma grande oportunidade de formação de opinião acerca do conhecimento do papel de uma Orquestra Sinfônica para a sociedade. “Esperamos que este projeto cresça cada vez mais, para que possamos levar a qualidade da nossa música para um grande número de público”, ressalta Cohen.

 

Para o educador e professor de música da Escola Parque 307/308 Sul, Maurício dos Santos, a oportunidade foi singular no sentido de mostrar na prática parte da linguagem musical ministradas nas salas de aula, além de proporcionar aos estudantes a sensação de pertencimento patrimonial, em conhecer um dos lugares mais importantes da cidade, o Cine Brasília. “Aqui os alunos se sentiram valorizados, mostrando parte do universo cultural e musical brasilienses. Foi encantador”, revela.

 

Após o espetáculo, os estudantes fizeram um lanche coletivo no foyer do Cine Brasília e foram atendidos pelos músicos da (OSTNCS), onde tiraram dúvidas sobre as músicas, os instrumentos e tiraram fotos, bastante entusiasmados.

 

 

 

Fotos: Ludimila Barbosa – SECEC/DF