Texto: Lúcio Flávio/Edição: Guilherme Lobão (Ascom Secec)
16/12/2020
10:50:00
Logo que os efeitos da pandemia no mundo todo começaram a dar as caras, no início deste ano, várias manifestações artísticas foram desenvolvidas, refletindo essa triste realidade. É o caso da produção paulista “República”, selecionada para a Mostra Competitiva Oficial de Curta-Metragens do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, disponível para streaming até domingo, na plataforma Canais Globo.
Acesse:
Conheça todos os filmes selecionados
Como assistir ao 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
A trama, roteirizada, dirigida e atuada por Grace Passô, se passa todinha dentro de um apartamento, durante o início da quarentena. O clima é claustrofóbico e angustiante, com toques de ficção científica, terror e forte questionamento político.
Tudo começa com o toque de um celular no meio da noite. A notícia que vem do outro lado da linha tem pinta de “fakenews” e logo se instala um conflito sobre o que é realidade ou mentira. Afinal, o Brasil é uma invenção ou pesadelo? A equipe do filme entrou de cabeça nesse espírito de reclusão, a ponto de nem se colocar à disposição para entrevistas.
Dá a entender que a trama se traveste de discussão sobre a crise ética em meio ao atual momento político em que vivemos. A questão da herança indígena e da escravidão perpassa a narrativa.
O Brasil pode mesmo ser um pesadelo ou uma invenção…
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br