Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/12/22 às 11h43 - Atualizado em 8/12/22 às 12h36

Cultura promove oficinas de acessibilidade

Texto: Sâmea Andrade. Edição: Déborah Gouthier/Ascom Secec

 

Um homem e uma mulher, ela fala ao microfone e ele faz a interpretação em libras

Intérprete de Libras no Festival de Orquestras Populares. Foto: Nityama Macrini

Entre os dias 15 e 16 de dezembro de 2022, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) promove oficinas virtuais de acessibilidade cultural. Gratuitas, as capacitações têm o intuito de qualificar os agentes culturais e os servidores da pasta no tratamento às pessoas com deficiência, na acessibilidade de projetos e espaços culturais, e na comunicação acessível.

 

A iniciativa faz parte de uma série de ações da Secec no sentido de fortalecer a Política de Acessibilidade Cultural do DF, instituída este ano por meio do Decreto Distrital N° 43.811/2022. Em novembro, foi realizada consulta pública para ouvir a população do Distrito Federal sobre acessibilidade nas ações culturais.

 

Além disso, a Secretaria vem, desde 2021, trazendo cotas e garantindo vagas para agentes culturais com deficiência nos editais de chamamento público e abriu, em outubro, chamamento público para seleção de Organização da Sociedade Civil para implementação do projeto Sala Cássia Eller – Acessibilidade Cultural Integrada, tornando o espaço cultural, localizado no Eixo Cultural Ibero-americano, o primeiro totalmente acessível do DF.

 

Nessa nova etapa de atividades, as oficinas serão realizadas pela plataforma Zoom, e contarão com intérprete de libras e estenotipia (legenda ao vivo). No dia 15, a parte da manhã trará o tema Eliminação de Barreiras Atitudinais. À tarde, será discutida a Acessibilidade em Projetos e Espaços Culturais. Já a capacitação do dia 16 será dedicada à Comunicação Acessível e Audiodescrição.

 

Interessados devem efetuar inscrição até às 17h do dia 14 de dezembro, por meio de formulário virtual. O link para acesso ao zoom será enviado ao e-mail cadastrado no formulário.

 

SERVIÇO:

OFICINAS DE ACESSIBILIDADE CULTURAL

Dia 15/12 – 9h às 12h – Eliminação de barreiras atitudinais

Dia 15/12 – 14h às 17h – Acessibilidade em projetos e espaços culturais

Dia 16/12 – 09h às 12h – Comunicação acessível e audiodescrição

Via plataforma Zoom

 

Inscrições: 08/12 até as 17h de 14/12

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrbeCNRnYW-ALlFrZYL0ZaeGjj5cJq72kslXjTOSH6YXwLiw/viewform?usp=sf_link

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br