Texto: Loane Bernardo. Edição: Sâmea Andrade (Ascom Secec)
27/04/2022
10:01:32
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Uma manifestação artística capaz de encantar e provocar as mais diversas impressões por quem passa pelas ruas da cidade. Essa é a arte urbana, que toma o Distrito Federal e a transforma em uma grande galeria de arte a céu aberto. Nesta quarta-feira (27.04), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o lançamento dos editais: Samambaia Arte Urbana e W3 Arte Urbana (paradas de ônibus da W3 Norte).
“Trabalhamos pelo fortalecimento dos valores da cultura hip hop, em que um dos principais propósitos é o potencial social. Eventos como esses valorizam os pilares da arte urbana e age efetivamente no processo de inserção social. Levar a arte do grafite às ruas é trazer aos olhos a alma dessa cidade diversa”, aponta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.
Com inscrições abertas de 27 de abril até 12 de maio de 2022, os certames vão selecionar artistas que moram no Distrito Federal ou Entorno. É necessário comprovar, por meio de portfólio ou currículo, o desenvolvimento de, pelo menos, uma intervenção artística em muros, paredes, painéis, tapumes, entre outros. Os eventos também contribuem para o fortalecimento da Política de Valorização do Grafite no Distrito Federal e Entorno.
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Complexo Cultural de Samambaia
Acesse os editais
Edital 3/2022 – W3 Arte Urbana
Edital 2/2022 – Samambaia Arte Urbana
W3 LÚDICA
As ações vão investir R$ 84 mil para a W3 Norte; e R$ 16 mil para Samambaia, Fazem parte do projeto de revitalização do local por meio da arte urbana, que tem por objetivo selecionar artistas com o intuito de valorizar a cultura urbana, democratizar o acesso à arte e cultura; proporcionar intercâmbio artístico e cultural, valorizar artistas locais e a cultura hip hop e potencializar a ocupação cultural de espaços urbanos do Distrito Federal, por meio de intervenção artística com aplicação da técnica de grafite, mural e/ou técnica similar. O projeto é inspirado na pintura das 27 paradas da W3 Sul.
Com o cachê no valor de R$3 mil para o edital da W3 Norte, cada grafiteiro selecionado fará sua intervenção artística de tema livre em uma parada de ônibus, com a área total de 20 m². Ao todo, 28 grafiteiros serão selecionados para o certame. Outro diferencial do chamamento é que serão reservadas 30% das vagas para a participação de artistas mulheres, de acordo com a Portaria nº 58, de 27 de fevereiro de 2018, que define o estímulo e a participação de mulheres nos mecanismos de apoio, incentivo e fomento da Secec.
No Caso de Samambaia, o local de intervenção será a fachada do Complexo Cultural Samambaia (CCS) e a seleção será feita em grupo, entidade ou coletivo de artistas urbanos, de no mínimo quatro integrantes para um cachê único de R$ 16.000,00. O grupo selecionado fará intervenção artística de tema livre, em uma área externa total de 156m². O grafite deverá conter o nome do espaço cultural da Secec “Complexo Cultural Samambaia”. As intervenções estão previstas para acontecer entre os meses de junho e julho.
A subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, aponta que a ação de arte urbana nas paradas da W3 Sul contribui para a revitalização da área, valorizando o movimento do grafite e os artistas locais e potencializa a ocupação cultural de espaços urbanos do Distrito Federal.
“A intenção é expandir a inciativa para todo o Distrito Federal, democratizando o acesso à arte e a cultura e contribuindo para atrair visualmente e transformar a atmosfera dos espaços públicos do DF”, ressalta.
CRONOGRAMA PARA OS DOIS EDITAIS
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