27/12/17 às 19h44 - Atualizado em 13/11/18 às 15h31

Cultura educa atende 12 mil estudantes

Brasília, 27/12/2017 – Instituído em agosto de 2017, o programa atende uma demanda histórica da população do DF ao realizar ações integradas de cultura e educação e se organiza em eixos que englobam desde a sensibilização de novos públicos, passando pela educação patrimonial até formação artística, técnica, política e em gestão cultural.

No âmbito do programa, a Secretaria de Cultura realizou neste semestre uma série de atividades que contemplaram aproximadamente 12 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino do DF.

Os estudantes participaram de concertos didáticos promovidos pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sessões de cinema e debates no Cine Brasília, além de visitas à Casa do Cantador, ao Museu Vivo da Memória Candanga, Memorial dos Povos Indígenas, Catetinho e Museu da República.

No ano em que se completam três décadas do reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, essas visitas socioeducativas buscam contribuir para o desenvolvimento de conhecimento crítico e a apropriação consciente do patrimônio cultural local.

O programa também enfatiza a necessidade de profissionalizar o fazer artístico e de qualificar a atuação política dos gestores culturais públicos e privados. Em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu turmas de formação técnica em cultura, no âmbito do Mediotec, ação profissionalizante do Pronatec voltado a estudantes do ensino médio.

Novas ações e parcerias estão previstas no próximo ano, com foco na ampliação do programa e na promoção da cultura de forma integrada à educação, incentivando a busca por conhecimento e a sensibilidade dos estudantes contribuindo para a formação de indivíduos criativos e dinâmicos.