14/10/20 às 9h32 - Atualizado em 3/11/20 às 12h12

Conselhos Regionais de Cultura do Distrito Federal têm 260 eleitos em 20 RAs

Texto: Loane Bernardo/Edição: Sérgio Maggio (Ascom Secec)

14/10/2020

09:44:07

O Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) divulgou, nesta segunda-feira (12.10), os nomes dos Conselheiros Regionais de Cultura eleitos para o triênio 2021-2024. O processo de eleição, que contou com o amparo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), contemplou 20 Regiões Administrativas do DF com 260 conselheiros, entre titulares e suplentes.

Conheça os eleitos:

Resultado Final Apuração

Eleições dos Conselhos Regionais fortalecem o Sistema de Arte e Cultura do DF

Com o total de 4.616 votos válidos, o processo seletivo foi motivado pela obrigatoriedade da realização das eleições neste ano, atendendo às premissas de participação social, cumprindo os princípios jurídicos e administrativos exigidos pela Lei Orgânica da Cultura (LOC).

Nesse sentido, o Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) atuou em esforço para que os agentes culturais de todas as Regiões Administrativas do DF pudessem participar da seleção do novo colegiado, propondo, assim, a formulação de novas políticas públicas para o setor.

SISTEMA DE ARTE E CULTURA FORTALECIDO

Ao total, 276 interessados se candidataram para ocupar 180 vagas de titulares e 80 de suplentes nos Conselhos Regionais de Cultura (CRCs) de 20 Regiões Administrativas. Enquanto Candangolândia e Taguatinga ainda estão com seus mandatos vigentes, 11 RAs não conseguiram eleger os nove representantes previstos no artigo 20 da LOC, de modo que será necessário elaborar novo cronograma de processo seletivo para essas regiões.

Cada Conselho Regional é formado por nove titulares da sociedade civil (oito com atuação na área cultural e um como líder comunitário de cultura), além de respectivos suplentes nos casos das RAs que atingiram a cota máxima de candidaturas válidas. Com representantes escolhidos da comunidade local, os CRCs possuem a função de propor políticas públicas de cultura, bem como avaliar ações, metas consolidadas e processos designados.

Após o encerramento da votação às 23h59 do dia 02 de outubro, e com os votos contabilizados neste último fim de semana, o presidente do CCDF, Wellington Abreu relatou o aumento expressivo de votantes. “A comunidade cultural participou ativamente por meio da internet, com vídeos, flyers e muita informação compartilhada pelos mecanismos on-line, e a resposta se deu na participação popular com o número de votos. A nossa expectativa é que todas as RAs conquistem políticas efetivas para a cultura do DF”, celebrou.

Por conta da pandemia da Covid-19, todo o processo de eleição foi realizado online, incluindo as inscrições, habilitações, recursos, cadastro de eleitores, votação e resultados. O próximo passo será a posse dos eleitos, prevista no período entre 16 de novembro de 2020 e 08 de janeiro de 2021, presencial e virtualmente.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br