Governo do Distrito Federal
15/03/23 às 18h34 - Atualizado em 15/03/23 às 19h10

Conselho de Cultura elege nova presidência

Texto: Ana Carolina Santana Marques. Edição: Déborah Gouthier/Ascom Secec

 

A nova presidência do Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) tomou posse nesta terça-feira (14/3). A votação ocorreu durante reunião realizada através da plataforma Zoom, seguida pela cerimônia de posse. Assumem, para mandato que se estende pelo próximo biênio (2023/2025), Wellington Rocha, representando a sociedade civil, na presidência, e João Moro, pelo poder público, na vice-presidência.

 

Na reunião, também se despediu do Conselho a então presidente Beth Fernandes, assessora especial de Relações Institucionais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec). Em seu discurso de agradecimento, ela apresentou um breve resumo das ações realizadas durante seu mandato, entre as quais destacou as eleições para a composição dos Conselhos Regionais de Cultura, a realização da V Conferência de Cultura e a capacitação dos conselheiros regionais. No último ano, de 2022, foram realizadas seleções de representantes da sociedade civil para o Conselho de Administração do Fundo de Apoio à Cultura (Cafac), elaboração e publicação de portarias, além da coordenação do Comitê Consultivo da Lei Paulo Gustavo, entre outras diversas ações. “Tivemos muitos embates entre nós, enfrentamos sim tentativas misóginas ou até falta de sororidade, mas disso resultou aprendizado e respeito mútuo, que vão durar para sempre”, afirmou.

 

A NOVA PRESIDÊNCIA

Para o presidente eleito, Wellington Rocha, o diálogo permanente tem que estar aberto e a sociedade deve apresentar sua pluralidade de opiniões.  Nascido e criado no Gama, ele é ator e filósofo e ocupava, até então, a vice-presidência do CCDF. “É motivo de muita alegria um homem negro e periférico fazer parte do Conselho de Cultura”, comentou.

 

Quanto à perspectiva de atuação do Conselho, o novo presidente relatou que  “os fazedores de cultura, que são pequenas cadeias produtivas, precisam muito do Governo e o CCDF precisa, deve e vai compactuar com o Governo. Estamos aqui para ouvir e abertos para unificar”.

 

O atual subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural na Secec, João Moro, por sua vez, destacou que entende a atuação como vice-presidente do Conselho como um desafio para si mesmo e uma oportunidade de contribuir cada vez mais com as políticas públicas de cultura do DF. Ele mencionou ainda a proposta de trazer a Cultura para as regiões administrativas que não têm Conselho Regional de Cultura, estreitando e fortalecendo as relações. “Estamos aqui para aprender a lutar juntos” reforçou.

 

CCDF
O CCDF é uma estrutura paritária, composta por representantes do Poder Público e da sociedade civil. Entre suas missões está a proposição de programas, diretrizes e políticas públicas de cultura, assim como o acompanhamento e avaliação das políticas em execução, segundo as metas e ações consolidadas no Plano de Cultura do DF. O Conselho constitui o principal espaço de articulação e participação social de caráter permanente no Sistema de Arte e Cultura do Distrito Federal.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br