4/08/20 às 10h46 - Atualizado em 4/08/20 às 23h32

Concertos virtuais voltam a promover o encontro marcado entre OSTNCS e o público

Com edições semanais, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro lança programa especial, no canal no Youtube, de apresentações marcantes

Texto: Ascom/Secec. Edição: Sérgio Maggio

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) lança oficialmente, nesta terça-feira (04.08), seu canal oficial no YouTube. Troca, assim, o auditório lotado das apresentações semanais no Cine Brasília, ocupado antes da pandemia da Covid-19, por mais de um milhão de acessos de seguidores nas redes sociais. “Manteremos o público conectado ao nosso trabalho, dando-lhe a oportunidade de ver concertos que foram realizados nas nossas temporadas anteriores. A ideia é mostrar que, mesmo em tempos de isolamento social, a orquestra se mantém junto ao seu público”, destaca o regente Cláudio Cohen.

A cada semana, sempre às 20h, horário em que a OSTNCS se apresentava no Cine Brasília, um vídeo, com edição contratada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), subirá no canal do Youtube. “Abrimos com a ‘9ª Sinfonia de Beethoven’ para dar sequência aos 250 anos, em 2020, de nascimento do compositor alemão. Depois, faremos uma homenagem a Villa-Lobos, exibindo o concerto dos 40 anos da OSTNCS, feito no ano passado. As duas últimas semanas do mês serão dedicadas a George Gershwin”, destaca o maestro.

Desde o início da pandemia, a OSTNCS postou seis vídeos – “Heal The World”, “Gabriel Oboe”, “Volare”, “Brasília: 60 anos”, “Concerto de Aranjuez” e “No meu Coração” (tema Tarzan), além de dezenas de peças dos músicos em formações menores – individuais, duos, trios, quartetos e outros. Todo esse material vai desaguar no novo canal também. Ao total, foram 70 publicações diversas nas redes sociais com mais de 250 mil visualizações.

MÚSICOS FESTEJAM CANAL

A viola de Mariana Costa Gomes (abaixo) faz parte do corpo sinfônico desde 2018. Entre as mais jovens integrantes da OSTNCS, ela comenta a iniciativa do canal. “O YouTube e as mídias sociais são plataformas úteis, nesse momento, para mantermos o engajamento com o público, e a arte tem cumprido o importante papel de compartilhar vida e unir as pessoas, ainda que virtualmente”.

Foto: Raoni Arraes

Mariana diz que gravar remotamente tem sido uma experiência interessante. “Tenho aprendido sobre posicionamento do celular, testando diferentes ângulos do ponto de vista acústico. A gente tem a chance de escolher a nossa melhor versão na gravação”. Ela sente, contudo, “não poder interagir simultaneamente com os meus colegas. Quando estamos em contato com os músicos e com a plateia, a nossa experiência musical e humana é bem mais rica, há uma energia que é muito especial”.

Perfilado entre os fundadores da orquestra, nascida em 1979, o contrabaixista Wilton Mesquita Júnior (embaixo, à direita) concorda com Mariana sobre a “aura” das apresentações presenciais: “Existe uma coisa no momento em que a orquestra começa, uma concentração total que te faz esquecer do mundo. Algo se acende dentro do palco, numa energia que nos une ao maestro e ao público”.

Wilton deixou a graduação em biologia na UnB pelo instrumento que praticava desde os 13 anos de idade. “Estava no segundo ano na faculdade, quando fui convidado a fazer parte da orquestra. Pensei na hora, ‘adeus, biologia’”, lembra-se. Sobre os concertos nas redes sociais, o veterano afirma que “é necessário se adaptar. “O sentimento musical que a gente tenta transmitir é o mesmo, e o público vai sentir isso, tenho certeza”.

Foto: Carla Mesquita

PÚBLICO SEGUE AS REDES

A OSNTCS arrasta um público fiel. A artista plástica e designer Stephanie Carla Lociks de Paula (abaixo), 27, acompanha a sinfônica desde os doze anos de idade. “Fui a praticamente todos os concertos nos últimos cinco anos. Mais tarde, fiz registros em desenhos durante cada uma das apresentações. São 200 ilustrações”, relata.

Esse material foi exposto, em 2019, no foyer do Cine Brasília, com o sugestivo nome de “Sinestesia” – termo da psicologia que fala de sentidos distintos que se evocam. “A experiência presencial é incomparável, não só pelo som, mas pela visão de toda a orquestra. Mas a experiência virtual me faz sentir presente e próxima da orquestra, mesmo com todo distanciamento. Tenho acompanhado todos eles, visto e escutado cada um dos vídeos”, relata a paranaense radicada em Brasília.

Foto: Dimitri Lociks

O coronel da Força Aérea Brasileira Jorge Luiz Vescia Lunkes, 77 anos, advogado e professor de História, conta que acompanha a orquestra desde a sua fundação. “Cheguei a jantar com o maestro Claudio Santoro algumas vezes. Fui apresentado a ele por um amigo, violoncelista da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que vinha tocar a convite dele”.

A paralisação dos concertos presenciais não mudou o hábito de Jorge Luiz de seguir a orquestra. As apresentações virtuais servem para amenizar as saudades das apresentações presenciais, mas ele sente falta do contato humano com os músicos “Tenho acompanhado as apresentações virtuais. Não é a mesma coisa que a presencial, mas tanto o maestro como os músicos demonstram muita competência. A OSTNCS é uma das três melhores orquestras do Brasil pela qualidade dos naipes”, avalia.

OS CONCERTOS
Canal da OSTNCS no YouTube
“L. V. Beethoven, “Sinfonia nº 9 em ré menor, Op.125”.
Terça-feira, 04/08, às 20h
Maestro: Claudio Cohen.
Solistas: soprano Massami Ganev, mezzo soprano Luisa Francesconi, tenor Paulo Mandarino e
barítono Johnny França.
OSTNCS – Coro Sinfônico de Goiânia – Coral Ad Infinitum
Auditório Master Centro de Convenções Ulisses Guimarães (2018)
“Homenagem ao compositor Villa-Lobos”
Dias 11 a 13/08 às 20h
“Uirapuru”, “Bachianas Brasileiras nº 4” e choros, em três vídeos independentes.]
Concerto dos 40 anos da OSTNCS (2019).
“Homenagem a George Gershwin”
Dia 18/08, terça-feira, 20h
“Rhapsody in Blue”
Solista – Solungga Liu – Piano