16/11/18 às 14h20 - Atualizado em 16/11/18 às 14h20

Complexo Cultural Samambaia tem inauguração adiada

A Secretaria de Cultura informa que a inauguração do Complexo Cultural Samambaia, marcada para este sábado (17) e domingo (18), foi cancelada devido às intensas chuvas, que causaram pequenos danos no equipamento, além de paralisar a estação de metrô de Samambaia Sul. Os problemas já estão sendo sanados. Como forma de garantir mais conforto à população no ato de entrega de tão esperado e significativo espaço cultural para a região administrativa, a secretaria agendará nova data nas próximas semanas que possa garantir uma festa muito bonita como Samambaia e seu novo complexo merecem.

O Complexo Cultural Samambaia foi construído em uma área de 4 mil metros quadrados, localizada no Centro Urbano da cidade. Conta com um cineteatro, espaço para a biblioteca de artes, cinco salas de oficinas e um galpão multiuso.

A construção do Complexo foi coordenada pela Secretaria de Cultura e Administração Regional de Samambaia, em parceria com a Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap) e investimento de R$ 4,8 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal.

Já a gestão e programação do espaço serão feitas com a participação de uma organização da sociedade civil escolhida através de edital de chamamento público. A organização terá orçamento de R$ 550 mil para planejar e coordenar, em parceria com o governo, a programação do espaço durante 12 meses.

Assim como o recém-inaugurado Complexo Cultural de Planaltina, o Complexo Cultural Samambaia faz parte das ações coordenadas pelo Lugar de Cultura, programa criado pela Secretaria de Cultura, através da Lei Orgânica da Cultura (LOC), que visa recuperar e fortalecer os espaços culturais no Distrito Federal.

A arquitetura moderna, multifuncional e sustentável fará do Complexo Cultural Samambaia um grande palco para diversas linguagens artísticas e trará um impacto positivo no segmento da economia criativa e na qualidade de vida da comunidade.

Coordenada pela Secretaria de Cultura do DF, em parceria com Conselho Regional de Cultura de Samambaia, a inauguração do complexo receberá a população com uma programação variada para todos os gostos e idades. Serão dois dias com muita música, poesia e teatro. A entrada será franca e os ambientes são adaptados com soluções de acessibilidade (rampas, barras de ferro, elevador, poltronas em tamanhos especiais e, em breve, sinalização em braile) para permitir o livre acesso do público, sem restrições.