Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/08/23 às 17h55 - Atualizado em 31/08/23 às 17h57

Cine Brasília recebe Mostra Ecofalante de Cinema em setembro

Entre os dias 5 e 11 de setembro, o Cine Brasília recebe a 12ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, considerada como o mais importante evento audiovisual da América do Sul dedicado às temáticas socioambientais. Totalmente gratuita, a programação conta com a exibição de 37 filmes no Cine Brasília e na UnB, incluindo obras premiadas em festivais nacionais e internacionais.

 

A cerimônia de abertura acontecerá na terça-feira, dia 5, a partir das 19h. Na ocasião, será exibido o filme “Escute: A Terra foi Rasgada”, de Cassandra Mello e Fred Rahal, seguido por um debate com as lideranças indígenas Davi Kopenawa, Maial Kayapó e Julio Ye’kwana. O documentário, que teve sua estreia mundial na 12ª Mostra Ecofalante, realizada em São Paulo no mês de junho, retrata uma aliança histórica entre três povos indígenas pela defesa de seus territórios, frente à destruição causada pelo garimpo.

 

A 5ª edição do Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental continua até o dia 3 com sessões gratuitas no Cine Brasília. No dia 3 o filme ANHELL69, com direção do cineasta colombiano Theo Montoya, encerra a programação do festival. O longa narra a história de um jovem diretor em Medellín, cidade violenta e conservadora. Durante a produção de seu primeiro filme de fantasmas, ele destaca a cena jovem queer local. A trama toma um rumo triste com a overdose fatal do protagonista, espelhando perdas semelhantes entre os amigos do diretor. O filme explora sonhos, incertezas e a luta para fazer cinema em uma geração afetada, revelando resiliência diante das adversidades.

 

Informações completas aqui.