Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/08/19 às 18h44 - Atualizado em 26/08/19 às 10h38

Centro Cultural 3 Poderes recebe estudantes para aula de educação patrimonial

COMPARTILHAR

O Centro Cultural 3 Poderes foi o cenário de uma animada dinâmica extraclasse para estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. O projeto Cultura Educa, de iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) em parceria com a Secretaria de Educação, realizou na tarde de hoje (23) uma atividade educativa mediada pela banda Bate & Sopra, de Porto Alegre, participante do Festival de Fanfarras – Honk.

 

Alunos de 13 a 17 anos do 9º ano do Centro de Ensino 312 de Samambaia realizaram uma visita guiada pelo cento cultural, além de um piquenique com os professores. No período vespertino, a turma interagiu com a banda de fanfarra, onde, em um processo imersivo, realizaram dinâmicas musicais com o grupo.

 

Realizada na área externa do Panteão da Pátria os músicos da banda apresentaram aos estudantes os instrumentos que compõe uma fanfarra, além de sensibilizá-los sobre estética musical que se popularizou nos blocos carnavalescos brasileiros no contexto de patrimônio cultural da humanidade, com um repertório repleto de músicas populares, nacionais e internacionais.

 

De acordo com a coordenadora do projeto no CC3P, Maria Paz, a atividade extraclasse promove educação patrimonial em um contexto de pertencimento. A ideia da apresentação musical se deu através da ideia da ocupação do equipamento com atividades artísticas durante o passeio educativo. “Além da parte expositiva do museu, agregamos a parte musical para também ensinar a importância da música dentro dos polos culturais”, explicou.

 

Entusiasmada com as dinâmicas e canções, a estudante presente no encontro, Emelina Cavalcante, de 15 anos, relatou sua satisfação em realizar um passeio tão divertido e educativo fora da sala de aula. “Estamos vivendo uma experiência diferenciada, com a visita em um monumento que conta a história do país e com a alegria da música durante o show, interagindo diretamente com a turma”, relatou.

 

 

Foto: Ludimila Barbosa SECEC DF