4/07/19 às 16h17 - Atualizado em 5/07/19 às 11h30

Casa do Cantador recebe capacitação do FAC

A Casa do Cantador em Ceilândia recebeu na noite de quarta-feira (03) artistas e produtores culturais para a segunda capacitação sobre o Fundo de Apoio à Cultura (FAC). No encontro, servidores da Secretaria de Cultura e Economia Criativa falaram sobre a linha Ocupação, que está com inscrições abertas até o dia 25 de julho e deve investir R$ 7,7 milhões em pelo menos 106 projetos.

A oficina foi a terceira de uma série realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) para promover a democratização no acesso aos mecanismos de fomento como o FAC e o programa de edital permanente Conexão Cultura DF. A ideia é que cada vez mais agentes, produtores culturais e artistas conheçam as linhas de fomento disponibilizadas e saibam como acessá-las.

Para o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural João Moro, o FAC é uma ferramenta que visa impulsionar a Cultura local, valorizando os artistas que atuam na capital e suas produções. “Esses encontros servem justamente para apresentar o Fundo, fazendo com que ele atenda aos projetos que precisam de fomento para se consolidar”, explica.

A capacitação percorreu todos os passos para acessar o mecanismo de fomento da Secec: desde a publicação e detalhes do edital até a divulgação dos resultados finais, passando pelos recursos e procedimentos para inscrição. Além disso, os agentes culturais puderam tirar dúvidas sobre o Cadastro de Entes e Agentes Culturais (Ceac), essencial para acesso aos programas da Secretaria.

Com o intuito de promover a difusão cultural e garantir a democratização no acesso aos programas de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, as oficinas devem acontecer periodicamente, atendendo sempre aos editais lançados. As apresentações das capacitações já realizadas sobre o FAC-Ocupação e o Conexão Cultura DF estão disponíveis.

FAC Ocupação

As inscrições para o edital FAC Ocupação poderão ser realizadas aqui de 14/06 a 25/07/2019.

Confira aqui o edital 02/2019.