Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/19 às 15h46 - Atualizado em 21/02/19 às 17h52

Carnaval Social promove Baile da Melhor Idade e ações na Estrutural

COMPARTILHAR

Diversão para todas as idades. Esta é a proposta do Carnaval Social que realiza este fim de semana grandes ações na cidade. Na sexta, a folia começa com o Baile da melhor Idade, no Cruzeiro, Já no sábado, a festa acontece na Estrutural, que completa 15 anos e a comunidade celebra com oficinas de capacitação que vão gerar oportunidades.

 

As oficinas oferecerão a principiantes cursos em produção de vídeo, formação de DJs, utilização de aplicativos, fotografia com celular e, em atualização digital, noções dos pacotes Word, Excel e montagem de blogs. Os interessados devem se inscrever no Conselho Tutelar da Estrutural. As turmas, de 15 alunos, farão cursos de duas horas/aulas pela manhã.

 

Além de capacitação, estão previstas atividades de cultura, com exibição de filmes gravados na comunidade e shows diversos – gospel, hip-hop, rap, danças urbanas, samba, pagode, forró e sertanejo. Entre as atividades de saúde, estão modalidades esportivas, hidroginástica e “fitdance”.

 

A exemplo da celebração do aniversário de 26 anos de Santa Maria, na sexta-feira passada (15), o evento segue o modelo de levar “cultura para os cidadãos brasilienses em todas as regiões”, lembra o secretário Adão Cândido.

 

Para a produtora cultural do instituto Rosa dos Ventos, Steffanie Oliveira, o evento é genial porque trata de multilinguagem, ao misturar arte, empreendedorismo e saúde. “A Secretaria está de parabéns por levar a orquestra e o carnaval para além do Plano Piloto”, diz.

 

A Cidade Estrutural é uma comunidade da região administrativa do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) e apresenta um dos piores conjuntos de indicadores socioeconômicos. A média de pessoas por domicílio é maior que em outras regiões administrativas, com apenas 4,2% de esgoto canalizado e coleta de lixo atingindo 70% de casas, bem abaixo do restante das regiões administrativas. A taxa de analfabetismo chega a 8%, com 5,4% da população de 7 a 14 anos fora da escola. Menos de 1% dos moradores tem formação superior.

 

Melhor idade

No Cruzeiro, um evento para idosos projeta receber 2.300 pessoas de 20 regiões administrativas. O baile da terceira idade destina-se a pessoas assistidas pelos Centros públicos de Convivência dos Idosos (CCIs) e Lares sociais de atendimento, como Maria Madalena, Lar dos Velhinhos, Lar Bezerra de Menezes e outros. Haverá baile de marchinhas, eleição de rainha e rei da 3ª idade, concurso de fantasia e apresentação de bateria.

 

Serviço

Carnaval da Melhor Idade

Data: 22 de fevereiro

Local: Sede da Escola de Samba Unidos do Cruzeiro – Aruc

Horário: 14h

 

Carnaval Social – 15 anos da Cidade Estrutural
Data: 23 de fevereiro
Local: Praça em frente à Administração
Horário: de 7h30 às 23h