O evento passa ainda por nove Regiões Administrativas levando cultura e capacitação
A celebração do aniversário de 26 anos de Santa Maria, nesta sexta-feira (15), foi o palco de estreia do Carnaval Social. O secretário de Cultura, Adão Cândido, fez o lançamento oficial da festa que segue com programações até domingo (17) na Praça Central.
A abertura do evento ficou por conta da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que apresentou clássicos brasileiros como O Guarani e Aquarela do Brasil, mostrando a riqueza da nossa cultura.
Segundo Adão Cândido, levar os bens culturais do Distrito Federal a todas as Regiões Administrativas é uma das prioridades desta gestão.
“Nossa proposta é promover a difusão cultural de maneira integrada com as administrações, para que possamos levar cada vez mais cultura para os cidadãos brasilienses em todas as regiões”, explicou o secretário.
O Carnaval Social é a primeira grande iniciativa do governo que traduz este compromisso da Secretaria de Cultura de democratização cultural. O projeto inovador leva diversão, folia, capacitação e apresentações artísticas ao público. A ideia, segundo Cândido, é descentralizar a folia, valorizando as produções locais e fortalecendo as atividades nas Regiões Administrativas.
Santa Maria foi a primeira localidade a receber o projeto, que vai contemplar nove regiões durante todo o período de carnaval. Essas cidades receberão a estrutura da carreta equipada com salas de aula, estúdio de gravação e palco.
A deputada federal Paula Belmonte, a deputada distrital Jaqueline Silva, o administrador de Santa Maria Miro Gomes, o administrador do Park Way Jofre Nascimento, a administradora do Riacho Fundo I Ana Lucia, e o diretor presidente do instituto de gestão estratégica da saúde Francisco Araújo prestigiaram o evento que teve oficinas, prestação de serviços e ainda show de diversas bandas locais.