Texto e edição: Ascom Secec
Carnaval do DF. Foto: Hugo Lira
Em atendimento ao Decreto de Carnaval de nº 44.169/2023, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) disponibiliza para os agentes culturais uma versão atualizada do cadastro que mapeia a cadeia produtiva do setor carnavalesco. O objetivo da ação é catalogar as iniciativas que vão acontecer durante o do Carnaval de 2023, sejam elas financiadas ou não pela pasta.
Blocos, fanfarras, rodas de samba e grupos de matrizes carnavalescas tradicionais se enquadram entre as categorias que poderão ser mapeadas na plataforma. Durante a ação, serão levantadas questões pertinentes como local de atuação (territorialidade), identidade, diversidade, categorias artísticas, enfim, informações fundamentais dessas atividades culturais de cunho popular, que permeiam o carnaval do Distrito Federal e são essenciais para o desenvolvimento de sua cadeia produtiva.
Os interessados em participar do cadastro podem preenchê-lo por meio do seguinte link: MAPEAMENTO DO CARNAVAL DE RUA DF – 2023.
Este ano, o Governo do Distrito Federal investiu cerca de R$ 10 milhões na realização do carnaval, sendo que R$ 4,6 milhões foram destinados para 34 blocos do DF, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br