O palco da Sala Villa-Lobos já respira os ares da clássica trama de amor e ódio vividos, na Espanha do século 19, com a sedutora Carmen – a cigana que enfeitiçava os homens e os levava à perdição.
Carmen, de Georges Bizet abre a programação do III Festival de Ópera de Brasília que possui regência do Maestro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro Cláudio Cohen e direção de Willian Pereira.
O espetáculo é montado pelo segundo ano consecutivo. A escolha de Carmen para abrir o Festival foi feita devido a enorme receptividade do público no II Festival. “Essa ópera fechou o festival do ano passado com um sucesso imenso. Muitas pessoas ficaram de fora do Teatro Nacional e voltaram para casa sem assistir ao espetáculo. Agora elas terão nova oportunidade”, comemora o maestro.
Nesta edição a Ópera Carmen terá uma apresentação diferente da última. “Essa visão de Carmen é diferente da apresentada no ano passado. A direção de Pereira apresenta uma visão mais autêntica, com uma cigana mais revolucionária”, afirma o maestro. O diretor Willian Pereira completa: “É uma Carmen mais sóbria e não uma Carmen floral. Eu vejo essa Espanha franquista da época da guerra civil sem o clichê da Espanha turística”.
Os ingressos do III Festival de Ópera já estão à venda na bilheteria do Teatro Nacional e pelo site www.ingresso.com.br . A entrada custa R$ 30,00 a inteira e R$ 15,00 a meia. O valor arrecadado com a bilheteria será revertido nos custos de produção e montagem do cenário e figurino. Além de garantir maior comodidade aos espectadores com a compra da cadeira numerada.
O III Festival de Ópera de Brasília será realizado de 12 de junho a 7 de julho, com 11 apresentações das óperas Carmen e Olga e de um concerto em homenagem ao bicentenário dos compositores Wagner e Verdi. Além disso, será feita uma homenagem ao diretor cênico Fernando Bicudo.