Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/20 às 14h50 - Atualizado em 15/12/20 às 12h06

Capital ganha livro que compila quase 11 mil textos sobre história da cidade

COMPARTILHAR

Texto/Edição: Ascom Secec

14/12/2020

14:49:09

 

Brasília ganha um presente de aniversário de 60 anos na quarta-feira (16.12). Trata-se do livro “Bibliografia Brasília”, reunindo as referências à capital existentes nas 29 principais bibliotecas e bancos de dados do mundo. Se fosse impresso, o livro com 10.578 fontes numeradas em ordem alfabética, transcritas e apresentadas segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), índice onomástico, com os nomes de 6.560 pessoas e entidades que fazem parte da história da cidade nos mais diversos campos de atividade, e índice temático, disposto alfabeticamente, com mais de dois mil temas separados em cabeçalhos e subcabeçalhos, daria mais de 2 mil páginas.

 

“É um catatau”, resume Cristian Brayner, organizador da obra que conta com apoio da Câmara dos Deputados, da qual é servidor, e da Unesco, por meio de um Prodoc (projeto de cooperação). A obra começou a ser gestada quando Brayner esteve à frente da Subsecretaria de Patrimônio Cultural (Supac) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) no ano passado.

 

Cristian Brayner – Analista Legislativo

 

Ele destaca no trabalho, além do caráter de celebração, o vulto do acervo de quase 11 mil títulos e a possibilidade de ações de política pública envolvendo estudos sobre as muitas “Brasílias” que a compilação encerra. “Há no livro a Brasília que já não existe mais, a em que estamos vivendo e a que podemos construir”, filosofa o doutor em Literatura e Práticas Sociais e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).

 

“Bibliografia Brasília” será lançado em “live” às 18h na quarta-feira no canal da Câmara dos Deputados no Youtube (veja no final). Terá, além de Brayner e representantes da Câmara e da Unesco, a participação do titular da Secec, Bartolomeu Rodrigues, que apoiou a ideia e participou de detalhes da editoração, com seu olhar de jornalista: “É com muita alegria que entregaremos ao público esse trabalho, que atesta a importância da capital para o mundo e se dá num momento de dificuldades gigantes para a cultura, que havemos de superar”, afirma o secretário.

 

Foto Marina Gadelha

Secretário Bartolomeu Rodrigues – foto: Marina Gadelha

 

“É um levantamento inédito e exaustivo de obras publicadas no Brasil e no exterior sobre a capital dos brasileiros. A obra organiza registros de livros, artigos de jornais e periódicos, teses e dissertações em todas as áreas do conhecimento, de política a religião, de hidrografia a literatura. Ao permitir conhecer de forma rápida e segura todas as narrativas já construídas a respeito de Brasília, a obra servirá de subsídio para novos estudos e políticas públicas em prol da sociedade”, emenda a diretora da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Elisa Raquel Sousa Oliveira.

 

Elisa Raquel Sousa – diretora da BNB

 

Depois do lançamento, o livro ficará disponível para ser baixado no site da Câmara dos Deputados.

 

“Live” de lançamento do livro “Bibliografia Brasília”

16/12 – 18h

Transmissão ao vivo pelo canal youtube.com/camaradosdeputadosoficial

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br