27/06/18 às 10h07 - Atualizado em 11/07/18 às 12h09

Brasília recebe seminário inédito sobre indicadores culturais

Encontro marca apresentação do ID Cultura, a identidade digital dos agentes culturais do DF

Profissionais, pesquisadores e gestores da área cultural estarão reunidos em Brasília esta semana para trocar experiências sobre como dados, indicadores e sistemas de informação podem fazer a diferença na elaboração de projetos, ações e políticas públicas culturais. O encontro será na Biblioteca Nacional de Brasília, dias 28 e 29 de junho, durante o 1º Seminário de Informações e Indicadores Culturais, promovido pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Faça aqui a sua inscrição: https://goo.gl/forms/eldOvaJXJ1Ig9wJZ2

Sabe-se que o investimento na cadeia produtiva da cultura é uma importante alavanca social e econômica de municípios, estados e do país como um todo. No entanto, muitas vezes, agentes e gestores culturais carecem de dados e pesquisas que permitam mensurar numericamente os benefícios gerados pelas ações culturais e pelas políticas de fomento à cultura no dia a dia da população. Daí a importância crucial de somar esforços na produção de indicadores e no uso de sistemas informatizados para avaliação de resultados dessas iniciativas. A coleta e sistematização de dados assume papel essencial, sobretudo, na transparência do uso do dinheiro público, ao favorecer o contínuo processo de monitoramento e avaliação das políticas públicas culturais.

“Não temos dúvida do quanto a produção cultural impacta positivamente na comunidade e no desenvolvimento econômico da cidade. O desafio é coletar dados que permitam uma leitura mais detalhada, para investigar, por exemplo, onde os recursos chegam, qual o retorno em tributos, quantos empregos são criados e o perfil das pessoas que frequentam ações culturais”, explica o secretário de Cultura Guilherme Reis.

Com o tema central “Cultura na era da Informação e do Conhecimento”, o 1º Seminário de Informações e Indicadores Culturais do DF terá uma programação dinâmica com convidados nacionais e internacionais. Serão dois dias com mesas redondas, palestras, diálogos em formato de entrevista e oficina para interação, produção colaborativa e trocas de experiências sobre usos de dados, elaboração de indicadores, construção de narrativas, redes e tecnologia no monitoramento e avaliação da produção cultural.

“Sem dúvida o seminário será um espaço para reflexões e identificação de possibilidades de parceria local e regional que favoreçam o uso de informações e indicadores no cotidiano da produção e da gestão cultural”, ressalta Guilherme Reis.

Apresentação do ID Cultura – O 1º Seminário de Informações e Indicadores Culturais também será palco da apresentação do ID Cultura, o cadastro único de todos os agentes culturais do Distrito Federal. O serviço vai funcionar como uma espécie de identidade digital, agregando todos os dados cadastrais dos profissionais que fazem cultura no DF.

O ID Cultura é um importante passo para a implementação do Sistema de Informações e Indicadores Culturais do Distrito Federal, previsto na Lei Orgânica de Cultura (LOC). A ferramenta vai trazer uma série de benefícios para os agentes culturais, entre eles a simplificação do cadastro no banco de dados da Secretaria de Cultura. O artista e produtor cultural poderá solicitar a qualquer tempo seu Certificado de Ente e Agente Cultural (CEAC) de forma rápida e desburocratizada. Não haverá mais necessidade, por exemplo, de fazer pessoalmente a entrega da documentação para esse cadastramento.

Além disso, o próprio agente cultural poderá manter dados pessoais e documentos sempre atualizados. O ID Cultura também está atrelado ao Mapa nas Nuvens, plataforma que agrega as informações de quem faz cultura em todo o Distrito Federal.

Serviço:
1º Seminário de Informações e Indicadores Culturais

Data: 28 e 29 de junho, das 9h às 19h
Local: Biblioteca Nacional de Brasília
Inscrições: https://goo.gl/forms/eldOvaJXJ1Ig9wJZ2
Mais informações: (61) 3325-5212 ou 3325-6108

Programação Completa

1º Seminário de Informações e Indicadores Culturais

28/06 (quinta-feira)

8h30 às 9h – Credenciamento

9h às 10h – Abertura

10h às 12h – Mesa “Fontes integradas e qualidade de dados na gestão cultural”, com Maria Luzia Zacharias, Hesley Py (IBGE) e Bruno Cruz (Codeplan)