Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/11/23 às 10h25 - Atualizado em 24/11/23 às 13h25

BNB reforça preparação para interpretação de obras literárias no PAS 1

 

 

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), vai dar uma força para os estudantes que farão provas do PAS (Programa de Avaliação Seriada) de análise de obras literárias, 17 ao todo, a partir de 3 de dezembro (para o PAS 1). Serão três aulões precedendo os exames que acontecerão no próximo mês, incluindo o PAS 2 e 3.

O titular da Secec, Claudio Abrantes, reforça a importância de promover esse acesso à educação por meio dos equipamentos da pasta. “A Biblioteca Nacional de Brasília é um espaço gratuito, um grande ponto de conhecimento, educação e cultura. Acreditamos que a cultura e a economia criativa andam de mãos dadas com a educação e o acesso de jovens à universidade” destaca Abrantes.

 

 

Dedicação
“Vou tentar analisar o máximo de obras possível nas três aulas de aula”, explica a professora Joana Melo, que já trabalhou com dicas de redação para o Enem e o vestibular da UnB.

“A cada obra a gente revisa um pouquinho da escola literária. Por exemplo, o Camões, você revisa um pouco do classicismo, o Gregório de Matos, o barroco, assim por diante”, explica a docente graduada em Letras e História pela UnB, com pós-graduação em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.

Ela explica que a prova cobra a interpretação do texto no contexto da escola literária, por isso candidatos e candidatas com conhecimento dos estilos de época saem em vantagem. Então recomenda que estudantes respondam às questões com base em três eixos: autores, escolas e interpretação de texto. “É assim que funciona a correção do Pas”, enfatiza.

Mais informações, consulte a bio do perfil da BNB no Instagram.

 

 

Serviço

Aulões sobre análise de obras literárias no PAS 1
25 de novembro, de 8h às 12h
Auditório da BNB, próxima à Rodoviária do Plano.