A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do DF, realiza em outubro a leitura comentada do livro Como superar seus limites internos: aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade, de Steven Pressfield (2021, Cultrix, 200 páginas). A iniciativa dá continuidade a uma parceria com a Nova Acrópole, organização não-governamental que oferece palestras e cursos na área de filosofia e humanidades.
Serão quatro encontros presenciais durante o mês de outubro, às quintas-feiras, no horário de 18h30, programada para o auditório do segundo andar da BNB. O evento, que começa no próximo dia 5, é gratuito e também pode ser acompanhado remotamente, com inscrições pela página da Nova Acrópole. Confira detalhes no final.
“A ideia é apresentar autores que se baseiam em textos clássicos para pensar soluções de problemas atuais. No caso de Pressfield, ele aborda a criatividade para o artista como pano de fundo de nossas guerras internas”, explica o administrador de empresas e professor da Nova Acrópole, Vitor Salgado. Ele conduzirá o encontro: “Pressfield cita o Bhagavad Gita, um clássico indiano sobre guerras interiores”. Salgado também é mestre pela Fundação Getúlio Vargas.
O bibliotecário da BNB especializado em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Rodrigo Mendes, um dos idealizadores da parceria com o ONG, defende que clubes de leitura sejam momentos de mediação cultural, com troca de experiências. “Isso enriquece o processo da leitura e auxilia na construção do conhecimento”, acredita. Juntamente com outros servidores da BNB, Mendes organiza um encontro mensal voltado para literatura universal – informações no Instagram da maior biblioteca pública da capital federal.
Pressfield
“Vamos trabalhar 50 páginas por vez. As pessoas já leem antes. Faço uma síntese do trecho escolhido e destaco algumas citações principais do livro para embasar esses resumos. Depois reservamos 20 minutos para as pessoas compartilharem suas observações e comentários”, explica Salgado. Ouvintes remotos acompanham o encontro por plataforma de reuniões virtuais.
O livro de Pressfield, escritor de ficção histórica e roteirista de cinema e TV fechada, é relançamento da obra escrita por ele em 2002 e publicada no Brasil três anos depois pela Nova Fronteira, A Guerra da Arte – Supere os Bloqueios e Vença Suas Batalhas Interiores de Criatividade. O reedição do trabalho com novo título tirou proveito da popularidade de um curso baseado no livro original de Pressfield dado pela professora de filosofia da Nova Acrópole Lúcia Helena Galvão.
“Fui uma das primeiras pessoas a divulgar A Guerra da Arte no Brasil. Fiz sobre ele um curso, “Como superar seus limites internos”, que teve grande sucesso no canal da Nova Acrópole no Youtube. De tal maneira que a editora achou por bem substituir o nome original, uma vez que o curso já estava bastante conhecido o poderia ajudar na divulgação da obra”, explica ela, que assina o prefácio na reedição da obra do escritor estadunidense.
“Apresento Steven Pressfield como um escritor que resolve fazer o relato de sua própria vida para mostrar o quanto ele foi detido durante tanto tempo por elementos que não o deixavam superar as adversidades e o impossibilitavam de realizar os seus sonhos. Ele vai mostrando o que podemos chamar de receita do bolo de como encontrar o caminho no meio de todas essas barreiras”, esclarece a também autora de oito publicações.
“É muito comum que tenhamos sonhos, aspirações e desejos de realizações que ficam bloqueados por uma série de fatores da vida. Pressfield chama esses fatores de resistência. Acho que todos nós combatemos essa resistência, às vezes de maneira inconsciente. O que o leitor pode esperar desse livro é muito mais lucidez para encarar as adversidades que se interpõem entre ele e seus sonhos”, instiga Galvão. Ela co-assina a letra da música “Prudência” (2018), além de dois roteiros para teatro.
Clube de Leitura da BNB
O Clube de Leitura da BNB, criado em 2019, realiza novo encontro em 25 de outubro (sempre na última quarta-feira do mês) para discussão do clássico de Fernando Sabino (1923-2004) Encontro Marcado, aproveitando para celebrar o centenário de nascimento do mineiro de Belo Horizonte (12/10). O romance, publicado em 1956, tem elementos autobiográficos do grupo batizado de “Os quatro cavaleiros do apocalipse” – além dele, Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos.
Serviço
Clubes de Leitura na BNB
BNB/Nova Acrópole
5 de outubro (1º encontro de quatro, um por semana)
Como superar seus limites internos: aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade, de Steven Pressfield (2021, Cultrix, 200 páginas)
https://www.acropole.org.br/lagonorte/
BNB
25 de outubro (mensal)
Encontro Marcado, de Fernando Sabino (1956, Nova Fronteira, 285 páginas)
Informações na bio do perfil da BNB no Instagram, @bibliotecanacionaldebrasilia