9/12/21 às 17h46 - Atualizado em 27/12/21 às 11h05

BNB faz 13 anos com coleção de livros raros

Texto: Ascom Secec/Edição: Sérgio Maggio (Ascom Secec)

09/12/2021

Ouça o resumo da notícia:

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), completa 13 anos de inauguração neste domingo (12.12), e anuncia como maior presente ao público o lançamento de sua coleção especial, composta de livros históricos, obras raras e material relativo à memória institucional. No acervo geral, a BNB dispõe de 31.169 títulos e 41.692 exemplares.

A programação de aniversário começa nesta sexta-feira (9.12), com uma “live” que reunirá a diretora da BNB, Elisa Raquel Sousa Oliveira, e a colega da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, Suely Dias. Com mediação da professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Ana Paula Meneses Alves, elas vão debater missão, objetivos e especificidades das duas instituições. A programação de aniversário vai até quarta-feira (15.12).

LIVROS ESPECIAIS

O acervo de livros especiais, que será objeto de uma apresentação em vídeo no dia 14, é formado da “Coleção de Documentos Históricos Brasileiros” (94 títulos), voltada à memória nacional; da “Coleção de Obras Raras” (408 livros), formada por exemplares que possuem alguma particularidade notável; e da “Coleção Cultural”, de memória institucional, com publicações da Secec e que tiveram incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), contando 60 obras.

Esses livros poderão ser consultados por pesquisadores credenciados e exibidos ao público mediante agendamento. “Com a pandemia, conseguimos nos dedicar ao processamento das obras no software SophiA e conseguimos organizar o acervo para possibilitar consultas”, explica a bibliotecária Mariana Giubertti Guedes Greenhalgh, mestre e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB).

Maior biblioteca da cidade, concebida no plano original de Brasília, de Lúcio Costa, e com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, a BNB coordena uma rede de 27 bibliotecas públicas no Distrito Federal. Há 31 anos, abriga a mais importante política de estado de incentivo à leitura no país, o programa “Mala do Livro”, de bibliotecas domiciliares geridas por agentes de leitura voluntários, levando livros onde não há equipamentos.

Elisa Raquel destaca o trabalho da biblioteca durante a pandemia, quando conseguiu oferecer diversões didáticas no formato de jogos virtuais “escape rooms”, serviço ligado ao espaço Geek – de gibis, jogos de tabuleiro e eletrônicos –; a migração para plataformas de reunião dos encontros mensais do Clube do Livro; a transmissão de palestras sobre incentivo à leitura e outros assuntos; e, recentemente, a retomada dos empréstimos de livros mediante agendamento pelo público.

AGENDA 2030

Elisa anuncia, entre os desafios para o próximo ano, o esforço de ajudar a implementar a agenda 2030, da ONU, de melhorias culturais, sociais e ambientais amplas para o planeta. “Vamos fazer um planejamento de ações para contribuir com essa importante agenda mundial”, adianta. Em estágio ainda embrionário, o projeto começa com a contratação de uma consultoria para explicitar as iniciativas que a BNB pretende. Esse assunto será objeto de uma live no dia 13.

DOMINGO DE FESTA

Neste domingo (12), a BNB terá um dia especial. Com a presença do secretário Bartolomeu Rodrigues, receberá à tarde o Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) e depois haverá uma sessão de contação de estórias promovida pela Associação dos Amigos das Histórias.

Ainda nas festividades, estão previstas a doação de livros pela Embaixada do Cazaquistão e a posse da nova diretoria da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB), com o lançamento de coletânea editada pela entidade. “Alegra-nos participar das comemorações da Biblioteca Nacional de Brasília, pois comungamos com seus Ideais de sempre proporcionar cultura e conhecimento”, afirma a nova presidente da entidade, Margarida Drumond de Assis.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

10/12

15h: Live Comemorativa – canal do YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Participantes: Suely Dias, Diretora do Setor de Processamento Técnico da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil e Ana Paula Menezes Alves, Bibliotecária Professora da Universidade de Minas gerais;

12/12

Aniversário da Biblioteca Nacional de Brasília;

13/12

10h – Visita à BNB do Embaixador do Cazaquistão para doação de livros;

15h – Live no Instagram da BNB: Biblioteca Nacional de Brasília e a Agenda 2030;

14/12

10h – Lançamento das Coleções Especiais da Biblioteca Nacional de Brasília ( vídeo no Canal do Youtube da BNB e no Instagram);

15/12

Evento da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB – Posse da Presidente Coordenadora Tânia Maria Borges Gomes da nova Diretoria da AJEB –  lançamento de Memórias 3° Aniversário e Coletânea AJB/DF N. 02.

Local: Auditório da BNB (restrito a convidados)

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br