24/02/19 às 21h41 - Atualizado em 24/02/19 às 21h47

Blocos de pré-carnaval movimentaram o domingo

O domingo (24) de pré-carnaval levou milhares de pessoas às ruas de Brasília. Dois blocos apoiados pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal se apresentaram no Plano Piloto. Já o Núcleo Bandeirante recebeu o projeto Carnaval Social.

Ao som de samba e marchinhas tradicionais, os foliões brincaram na Feira Permanente do Núcleo Bandeirante. O Carnaval Social desembarcou na região e animou os feirantes, as famílias e a comunidade local.

A 409 Norte recebeu o bloco Falta Pouco, que garantiu animação a tarde toda. A estrutura do evento agradou a administradora de empresas Renata Fonseca que curtiu a festa acompanhada pelo filho Pedro, de 2 anos. Ela destacou a segurança do bloquinho que reuniu pessoas de todas as idades. “Teve diversão para mim e para o pequeno, tudo com muita tranquilidade”, garantiu.

Segurança também foi o ponto alto do Cafuçu do Cerrado, um dos principais blocos de pré-carnaval da cidade que exalta a cultura do Norte e Nordeste. A coordenadora de produção, Angélica Diano, explica que o grupo valoriza não só as peculiaridades regionais, mas questões importantes como a equidade. “Nossa equipe é composta por 60% de mulheres, que fazem as mais diversas funções”. Ela também afirmou que o apoio da Secretaria de Cultura é importante para viabilizar a festa. “O trabalho da equipe para preparar o evento de 2020 começa logo após o carnaval”.

Uma das principais atrações do Cafuçu do Cerrado, o cantor Felipe Cordeiro falou sobre a energia de Brasília, “uma capital de muitos sotaques”. De acordo com ele, a recepção do público local é intensa. “Estar aqui é estar no centro do país e, por isso mesmo, tem essa cultura tão diversa”.

Pela primeira vez no pré-carnaval de Brasília, a maranhense Thalya Araújo enalteceu a organização do bloco no Setor Bancário Norte. Segundo ela, é possível brincar com tranquilidade. “Nunca tinha passado este período aqui na cidade, e os bloquinhos me surpreenderam, são animados e seguros”, disse.