Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/19 às 19h06 - Atualizado em 27/09/19 às 10h52

Bienal convida professores a participar de vivência para atrair interesse de estudantes para a arte

COMPARTILHAR

Como as obras de arte podem atrair a atenção das pessoas em um mundo dominado por smartphones, publicidade e o constante movimento da era contemporânea?

 

A 33ª Bienal de São Paulo, com o mote “Afinidades Afetivas”, convida professores do Distrito Federal para uma vivência no Museu Nacional da República, onde será ministrado o workshop “Convite à Atenção”. A ação propõe exercícios para que o observador possa compartilhar reflexões sobre a obra, e não somente passar despercebido pela exposição. O intuito é que, ao final da vivência, os professores possam auxiliar os estudantes a desfrutarem a experiência estética da arte.

 

Para o diretor do Museu Nacional, Charles Cosac, este é um momento interessante para que professores desenvolvam, fora de sala de aula, percepções e abordagens que potencializem a experiência com a arte. “A particularidade dessa edição da Bienal foi a diversidade de perspectivas curatoriais, proporcionando uma recepção baseada na experiência afetiva (e efetiva) do observador com a obra numa experiência dialógica”.

 

O workshop faz parte da Mostra Itinerante “Afinidades Afetivas”, que será exibida no Museu Nacional da República entre 29 de agosto e 13 de outubro. A mostra teve ponto de partida no ano passado na capital paulista e recebeu 700 mil visitantes.

 

“Afinidades afetivas” é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), a Secretaria de Educação e a Fundação Bienal de São Paulo. Professores interessados poderão assistir à palestra e participar de um exercício de atenção no dia 27 de agosto, terça-feira, de 9h30 às 12h30 no Museu da República.

 

Serviço

Palestra e Worshop ‘Convite à Atenção’

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf34eECNpORznNcU3wnvRsBbb2DTMYuRr5MI_78WWc-tZcP1A/viewform

Data: 27/08
Horário: 9h30 às 12h30

Local: Museu Nacional da República

 

Exposição “Itinerâncias – 33ª Bienal de São Paulo”

Período expositivo: de 29 de agosto a 13 de outubro

Local: Museu Nacional da República – Complexo Cultural da República

Terça a domingo, de 9h às 18h30

Entrada gratuita