16/08/19 às 11h18 - Atualizado em 16/08/19 às 11h21

Bibliotecários fazem treinamento para utilizar primeiro catálogo integrado de bibliotecas públicas e escolares do país

Sistema vai atingir mais de 700 unidades e será lançado no final de agosto

Nessa quinta-feira (15), bibliotecários do sistema de bibliotecas públicas do Distrito Federal receberam o primeiro treinamento do Koha – software livre de código aberto para produzir sistemas integrados de gestão de biblioteca – para darem início a alimentação do sistema que vai integrar os acervos dos equipamentos públicos e escolares da capital.

O curso de quatro horas foi ministrado por uma bibliotecária da Secretaria de Educação. Entre os alunos, bibliotecários de Sobradinho 1 e 2, São Sebastião, Riacho Fundo 1 e Núcleo Bandeirante. Os servidores da Biblioteca Nacional de Brasília e da Biblioteca Pública de Brasília, geridas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e que dispõem de sistema on-line, também participaram da capacitação.

A partir desse treinamento, os bibliotecários da Secec e das Regiões Administrativas vão catalogar os livros das bibliotecas públicas e alimentar um catálogo único. “A vantagem para as bibliotecas escolares é que a cultura possui bibliotecários e uma base com quase 28 mil registros e a educação possui o sistema Koha, que proporciona a gestão de várias bibliotecas via plataforma na internet”, explica a diretora da BNB, Marmenha Rosário.

Catálogo On-Line

A Biblioteca Nacional de Brasília vai lançar uma página eletrônica no final deste mês onde usuários poderão pesquisar em um único lugar o acervo de todas as bibliotecas públicas e escolares do DF. A expectativa é que com conclusão da implementação do sistema de Internet nos equipamentos, fiquem disponíveis para consulta os acervos de mais 700 unidades.

O lançamento da página será no dia 29/8, às 10h, no térreo da BNB. Nesse dia será assinada a portaria da gestão compartilhada da Secec com a Educação.