Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
2/08/23 às 15h36 - Atualizado em 2/08/23 às 15h39

Biblioteca Pública recebe Clube de Leitura

 

1° temporada de #LendoBSB  vai até dezembro

 

Texto: Ana Carolina Marques (estagiária sob a supervisão de Alexandre Freire)

Edição: Sâmea Andrade (Ascom Secec)

 

 

 

Para promover a leitura e divulgar autorias do DF a partir de contos especiais, a Biblioteca Pública de Brasília (BPB), equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), recebe esta quarta-feira (2/8) a primeira temporada do Clube de Leitura #LendoBSB.

 

Idealizado pela escritora e jornalista Maíra Valério, o #LendoBSB é fruto de uma parceria entre os projetos #LeiaBSB e do Coletivo Lendo Contos, projeto independente que conta com o apoio da Biblioteca Pública. “A BPB tem buscado ter um papel atuante no fortalecimento da literatura local e ser o lugar de valorização dos escritores locais” relata o gerente do espaço, Frederico Machado.

 

Tudo começou com uma página no Instagram e uma campanha de arrecadação de livros para a BPB, buscando incluir na estante “Escritores de Brasília” novas obras. O sucesso da mobilização, que arrecadou mais de 300 exemplares, transformou o projeto em um movimento, com eventos e saraus, além de conquistar apoio e parcerias.

 

O objetivo principal do clube é valorizar e divulgar obras de escritores e escritoras que são da capital federal ou escolheram a cidade como lar, produzindo suas obras aqui. Com o intuito de romper com a noção de que apenas o que segue os eixos tradicionais da cultura tem qualidade, o #LendoBSB deseja fortalecer um imaginário que celebra a vasta diversidade e riqueza artística do Brasil, incluindo a produção do Centro-Oeste e, especialmente, do Distrito Federal.

 

O primeiro encontro tem o escritor Alexandre Arbex como convidado especial, em que o conto Dieta será o ponto central da discussão na primeira sessão, que ocorre às 19h. Nesse conto, o autor apresenta, em depoimento carregado de elipses e angústia, a história de uma garota que descreve sua via-crúcis bulímica de forma meticulosa.

 

Alexandre Arbex nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, e reside em Brasília desde 2009. Além da obra infantil O Livro (Casa da Palavra, 2001), o autor também é conhecido pelas antologias de contos publicadas pela editora 7Letras, como Pessoas Desaparecidas, Lugares Inabitados (2022) e Da Utilidade das Coisas (2017), este último finalista do prestigiado Prêmio Jabuti em 2018.

 

A Biblioteca Pública de Brasília, que já vinha realizando projetos voltados à valorização dos autores locais e da literatura da região desde o ano anterior, tornou-se parceira essencial para a concretização do #LendoBSB. Com a atual gerência da BPB, foram promovidas atividades como a Primeira Semana da Poesia da Biblioteca, o EnconTraço – um encontro de autores do DF com o lançamento da Revista Traços – e o projeto #LeiaBSB, que arrecadou doações de livros de autores brasilienses para o acervo da biblioteca.

 

Com a estreia marcada para o dia 2 de agosto, o #LendoBSB promete ser um projeto fundamental para a comunidade, proporcionando momentos enriquecedores de encontro, troca de conhecimentos e valorização da literatura local. A iniciativa representa uma nova e emocionante etapa na cena literária da capital brasileira, destacando o talento e a criatividade dos autores e autoras do Distrito Federal.

 

SERVIÇO

Clube da Leitura #LendoBSB

Conto: “Dieta”, de Alexandre Arbex

02 de agosto, quarta-feira, 19h

Biblioteca Pública de Brasília

312/313 sul

Gratuito

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicação@cultura.df.gov.br