Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/19 às 15h27 - Atualizado em 16/09/19 às 18h05

Biblioteca Nacional programa eventos de ioga com o objetivo de conscientizar público sobre vida saudável

COMPARTILHAR

No próximo domingo está programado lançamento de CD para crianças; no dia 29, têm início os aulões, que continuam no primeiro domingo de cada mês

 

Quem pratica ioga ou tem curiosidade sobre esse conhecimento milenar da Índia pode colocar na agenda dois eventos que vão movimentar a Biblioteca Nacional de Brasília nos dois próximos domingos (22 e 29). Ioga, na versão aportuguesada, de gênero feminino, ou Yoga, na transliteração do sânscrito, língua ancestral daquela região (que mantém o artigo masculino), reforça o compromisso da BNB, como maior biblioteca pública do DF, de oferecer possibilidades de capacitação e bem-estar à população.

 

“O aulão que começa no dia 29 depois vai continuar no primeiro domingo de cada mês pretende transformar o espaço do pilotis na BNB numa área para se cultivar a saúde a partir da prática do yoga. Queremos incentivar no local feira de alimentos orgânicos, barracas de comida saudável e palestras sobre qualidade de vida”, explica o subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Cristian Brayner.

 

O aulão será dado por Jay Krsna dasa, graduado em psicologia na Universidade de Brasília, com especialização em gestalterapia, terapeuta reichiano e instrutor de yoga. Ele afirma que, “o Yoga é uma prática que pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer idade, mesmo aqueles que não têm hábito de prática física ou meditativa”.

 

Jay explica que a palavra “yoga” significa “conectar-se com o próprio corpo e mente para realizar os potenciais que carregamos, dentro de nossos limites, no nosso ritmo”. Sobre os benefícios da prática regular, “podemos destacar a melhora do sistema cardiovascular, do funcionamento dos órgãos, das glândulas, os aumentos de força, flexibilidade, vitalidade, concentração e foco mental”.

 

Jay considera ótima a iniciativa da BNB. “Acho louvável espaços públicos de fácil acesso recebem práticas abertas que elevem a qualidade de vida da população da nossa cidade”. (Foto no carrossel cedida pela Embaixada da Índia)

 

Ioga para crianças
O outro evento é o lançamento no próximo domingo (22) no Espaço Infantil da BNB do álbum do CantoAr, com canções para o dia a dia das crianças, incentivando a introdução da ioga como brincadeira, ponto de partida para a prática de asanas (posições que facilitam a respiração, fortalecem o corpo e acalmam a mente), caminho que leva com o tempo à meditação. Haverá ainda apresentação com música e canto e comidas veganas para venda.

 

“As nossas músicas estão embaladas pelos ensinamentos do Kundalini yoga. A inspiração inicial surgiu nos workshops para bebês e crianças até dez anos, organizados para compartilhar com mães, pais e cuidadores”, explica Nambir Kaur, nome espiritual de uma das professoras. “Não precisa pôr meu nome civil, que não uso”, diz ela. Nambir faz os asanas, acompanhada pela amiga Aline Marcimiano (Onkar Savitr), que toca violão e canta.

 

Serviço

“CantoAr Yoga e as Aventuras Encantadas”
Data: 22/09, domingo
Local: Espaço Infantil da Biblioteca Nacional de Brasília
Horário: 16h
Entrada Franca

 

“Yoga na BNB”
Data: 29/9, domingo aulão de abertura. Aulas abertas sempre no último domingo de cada mês
Local: Pilotis da Biblioteca Nacional de Brasília
Horário: 9h
Traga seu tapete e vista roupas leves
Entrada Franca