12/07/19 às 17h52 - Atualizado em 12/07/19 às 17h54

Biblioteca Nacional de Brasília reabre Espaço Infantil com espetáculo circense

Circo Literário da Palhaça Biliska apresenta brincadeiras em torno de contação de histórias

A Biblioteca Nacional de Brasília vai reabrir neste domingo, 14, o Espaço Infantil, sala especial no andar térreo, para uma apresentação do Circo Literário da Palhaça Biliska. A atividade, gratuita, está marcada para 10h, com contação de histórias, indicação de livros, mágicas, pintura de rosto para as crianças, teatro de bonecos, cantigas de roda e brincadeiras populares.

Biliska faz parte do grupo de palhaçaria do Gama Pilombetagem (homenagem ao palhaço Pilombetas, do Mestre Zezito, de Águas Lindas, Goiás) e completará no domingo 15 apresentações. A personagem é interpretada por Daiane Santana, artista que em 2018 comemorou 10 anos de estudos, pesquisas e atuação na arte circense.

“No espaço, além de cenário do circo, levo um baú com livros pra trocas, além de utensílios de palhaçaria, formando a imagem poética desse mundo mágico. A proposta visa estimular a produção, a fruição e a difusão das obras literárias”, explica a palhaça Biliska, que contou com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF). O público alvo é de crianças entre 4 e 13 anos, pais e familiares. A atividade leva em torno de duas horas.

Espaço Infantil
O Espaço Infantil da BNB é destinado ao atendimento do público infantil e grupos de escolas públicas e particulares, creches e associações. A sala é equipada com computadores conectados à internet, mobiliário e instalações interativas para jogos e atividades educativas e recreativas, numa área de 85 metros quadrados. Mantém disponíveis uma centena de livros, parte do acervo de aproximadamente 3 mil títulos que ficam no terceiro andar, também recentemente revitalizado.

O espaço, que volta a ser entregue à população, estava desativado desde 2014 devido a problemas estruturais, como infiltração no teto, painéis de vidro sem película e cortinas com defeitos. As escolas que quiserem utilizá-lo podem fazer reservas pelo telefone 3325-6257 ou pelo e-mail gat.bnb@cultura.df.gov.br.

Circo Literário da Palhaça Biliska
Dia 14/7, domingo, às 10h