Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/09/19 às 15h36 - Atualizado em 17/09/19 às 16h15

Biblioteca Nacional abre 120 vagas de curso gratuito de inglês

COMPARTILHAR

Turmas começam neste sábado (21) no Espaço Clic, que é entregue ao público revitalizado

 

O “Projeto Voluntário na BNB – Línguas Estrangeiras” inicia neste sábado (21) curso gratuito de inglês. Serão duas turmas com 60 vagas cada em dois horários: de 8h às 9h30 e outra de 10h às 11h30. As pré-inscrições devem ser feitas no site da Biblioteca Nacional de Brasília. Os interessados poderão optar somente por um dos horários para que seja validada a inscrição.

 

Os dois grupos terão como professor o tradutor juramentado Rogério Bringel, que aderiu ao projeto do voluntariado com entusiasmo. “Acho que todos que podem, devem contribuir. É uma maneira de ajudar as pessoas e melhorar o país”.

 

E para quem deseja aprimorar suas chances de empregabilidade e de conquista de oportunidades, é bom saber que o inglês é o idioma considerado mais importante enquanto pré-requisito para diversos processos de seleção, sendo empecilho para muitos brasileiros.

 

De acordo com a pesquisa do Conselho Britânico e do Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% da população do país falam a língua de modo instrumental. Se pensarmos em termos de quem é fluente, este número cai para 1%, o que coloca o Brasil na rabeira do ranking internacional nesse quesito.

 

“Fiquei muito impressionado com esta pesquisa. Ela reforça o compromisso da BNB de ampliar os cursos de língua, em particular o inglês”, comenta o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do DF, Cristian Brayner, que dá aulas de francês voluntariamente às segundas para uma turma lotada no Espaço Clic, onde são ministrados os cursos de língua.

 

Os interessados em aprender novos idiomas devem ficar atentos ao site da Secec e às redes sociais da BNB, pois vêm aí cursos de espanhol e japonês.

 

Espaço Clic
Nesta quinta-feira (19), a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) reabre, revitalizado, o Espaço CLIC – Conhecer, Ler, Interagir e Conectar. Localizada no térreo, a sala tem 51 computadores ligados na internet.

 

O espaço estava desativado desde 2014 devido a problemas estruturais, como infiltração no teto e problemas no piso, que foram corrigidos no final de 2018. O objetivo da sala é oferecer treinamento gratuito de inclusão digital, aproveitando a visita mensal de quase 10 mil pessoas. Brayner lembra que “a Inclusão digital facilita a mobilidade social ao proporcionar melhores condições de inserção no mercado de trabalho”.

 

A diretora da BNB, Marmenha Rosário, diz que técnicos da Biblioteca passaram dois meses atualizando os computadores. “Nossa equipe está empenhada em devolver a comunidade todos os serviços que ficaram fechados ao público em gestões anteriores”.

 

Serviço

Curso de Inglês
Turma 1: de 08:00 às 09:30 h
Turma 2: de 10:00 às 11:30 h.
Pré-inscrições: http://www.bnb.df.gov.br)
Local: Espaço CLIC
Biblioteca Nacional de Brasília, térreo
Horários de funcionamento
Segunda a sexta – 8h às 20h
Sábado e Domingo – 8h às 14h