Cerca de mil e quinhentas pessoas lotaram a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional para assistir à aula-espetáculo do escritor e poeta Ariano Suassuna.
Em pouco mais de uma hora, Suassuna falou sobre temas como a beleza da língua portuguesa, os problemas (políticos e sociais) do Brasil, o amor pela esposa, dona Zélia; e até cantarolou um trecho de uma música da banda Calypso para criticar um crítico que chamou de gênio o guitarrista do grupo paraense.
A cada fala bem-humorada de Ariano Suassuna o público caía na gargalhada para, em seguida, aplaudir efusivamente o poeta.
Ariano mostrou que, além do genial escritor e poeta que é, tem uma capacidade cênica admirável.
Bastou apenas uma mesa, uma cadeira e um copo com água no centro do palco do teatro para que ele pudesse contar os ‘causos’ e emocionar o público.
A aula-espetáculo integra o projeto ARIANO SUASSUNA – ARTE COMO MISSÃO, que promove ainda uma exposição fotográfica inédita de Alexandre Nóbrega e um ciclo de filmes sobre a vida e a obra de Ariano.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
A exposição fotográfica reúne 30 fotografias assinadas pelo fotógrafo e artista plástico Alexandre Nóbrega. Alexandre tem uma convivência muito próxima com o escritor, acompanhando-o nas viagens que faz pelo Brasil. Desta forma, Alexandre Nóbrega tem acesso a momentos descontraídos do cotidiano do autor de O Auto da Compadecida.
Suas fotos revelam momentos improváveis, como Ariano Suassuna deitado no chão do saguão de um aeroporto, lendo, à espera de um voo atrasado, suas visitas ao interior de estados como Paraíba e Pernambuco, seu descanso na casa do Recife e muito mais. Suas fotografias já renderam o livro O Decifrador, editado pelo SESC em 2011.
SERVIÇO
Exposição Fotográfica
Local: Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional
Data: até 10/07 de 2013
Visitação: 9h às 21h
Entrada: franca