Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
2/05/23 às 16h47 - Atualizado em 2/05/23 às 16h47

Alunos visitam Museu da República

Texto: Giselle Chassot. Edição: Lúcio Flávio

 

Localizado no centro de Brasília, no início da Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional da República, (MuN), um dos equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), criou laços com os estudantes do Distrito Federal. Em 2022, de um total de 70 mil visitantes (a maioria turistas), 10 mil eram estudantes de escolas públicas e privadas. Boa parte de escolas da periferia de Brasília, que vieram por meio do projeto Territórios Culturais.

 

Criado por uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e a Secretaria de Educação (SEE) do Distrito Federal, seis espaços culturais integram o projeto  Territórios Culturais desde 2019. Para muitos estudantes, é o primeiro contato com um museu, uma exposição, um equipamento de cultura. O foco do projeto é a integração de saberes e a criação da interação entre os estudantes e espaços de cultura no Distrito Federal.

 

Os espaços da Secec que integram o Territórios Culturais são Museu Nacional da República (MuN), Catetinho, Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), Conjunto Cultural Três Poderes (CC3P), Memorial dos Povos Indígenas (MPI) e Cine Brasília. Nesta terça-feira (2), a movimentação foi grande nas galerias do museu. Duas turmas circularam entre obras de arte e ouviram os ensinamentos da responsável pelo programa educativo no Museu Nacional da República (MUN), Leísa Sasso.

 

Integração e interação

 

Mestra e Doutora em arte, Leísa instiga os alunos a se inserirem no contexto dos quadros, instalações e esculturas exibidas nas exposições principal e permanente. O foco do projeto é a integração de saberes e a criação da interação entre os estudantes e espaços de cultura no Distrito Federal. Com olhos brilhando, a doutora em Arte acompanhava, nesta manhã, a turma do terceiro ano do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião – o popular Centrão. 

 

A turma da professora Andiara Ruas ouvia, atenta, as explicações e interagia com as obras de Pedro Ivo Verçosa – artista plástico brasiliense falecido há três anos. Encantados com os 56 quadros que retratam, de costas, amigos do artista, os estudantes foram instigados a imaginar personagens, seus saberes, gostos e personalidades.

 

Na plateia, Alanna Carvalho, de 17 anos, fazia questão de deixar clara sua paixão pela arte visual. Ela é cartunista e pretende cursar Artes Plásticas. Seu colega Danilo Maciel Lopes, desenhista, busca resolver um impasse: se dedicar às artes ou a cursos mais “tradicionais” como Medicina ou Direito. “Este é o primeiro ano que saímos desde a pandemia”, comemorou a professora Andiara. 

 

A educadora relata que a turma de São Sebastião é “muito especial e têm um interesse genuíno pelas artes”. Ela atribui essa vocação à própria vocação da cidade – um pólo artístico no Distrito Federal – e aos estímulos dos professores, “já que a cidade não dispõe de equipamentos culturais como cinema, teatro ou centro de cultura”.

 

Andiara, que leciona em São Sebastião desde 2015, conta que foi convidada a visitar o Museu com seus alunos. O MuN disponibilizou o transporte: “Temos dez diárias disponíveis para as escolas”, conta Leísa Sasso. Segundo ela, a demanda é muito maior, mas não há previsão para mais.

 

Programa Educativa

Também nesta terça-feira (02), outro grupo de estudantes visitou o MuN. Alunos do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental nº 10, do Gama, acompanhados pelo monitor João Henrique chegaram por meio do Programa EducAtiva, que desenvolve atividades públicas de educação patrimonial e mediação cultural e visa a fortalecer e consolidar sua missão educativa e social.

 

O Programa EducAtiva é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal .

 

Serviço:

Para solicitar o agendamento de visitas ao MuN, é necessário preencher o formulário disponível online e aguardar o retorno dos professores do projeto.

 

– Museu Nacional da República: 3325-5220 / museu@cultura.df.gov.br

Horários de funcionamento:

De terça-feira a domingo das 9h às 18h30

 

A programação completa do espaço pode ser encontrada nas redes sociais.

Acesse o Instagram: https://www.instagram.com/museunacionaldarepublica

 

 Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)

E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br