17/12/19 às 18h00 - Atualizado em 17/12/19 às 18h02

Adão Cândido discute projetos culturais para Taguatinga com o administrador da RA

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) Adão Cândido recebeu nesta terça-feira (17), o administrador da Região Administrativa (RA) de Taguatinga, Geraldo César. Eles falaram sobre projetos culturais na região e, que envolvem a revitalização de alguns dos espaços culturais sob a responsabilidade da administração.

Geraldo César expôs a situação de degradação de alguns monumentos de Taguatinga, como a Praça do Relógio, principal cartão postal da RA. Situada no centro da cidade, ele compõe o complexo que reúne a Administração Regional de Taguatinga, a Fonte Luminosa e a estação do Metrô com o mesmo nome, que enfrentam hoje problemas de manutenção e segurança.

De acordo com o administrador, o local, que é tombado, precisa passar por um processo de revitalização e restauro. “Precisamos ocupar a praça que representa o coração de uma das maiores e mais antigas Regiões Administrativas do Distrito Federal”, relata. O gestor da RA detalhou ainda problemas na Fonte Luminosa, inaugurada em 2010, e hoje interditada por problemas de manutenção.

Outro assunto abordado pelo administrador foi a situação de espaços públicos da cidade com potencial de ocupação por meio de atividades culturais. É o caso do Taguaparque e do Mercado Sul. Para a realização de melhorias, é necessário que os locais pertençam efetivamente à Administração Regional de Taguatinga. “Estes espaços podem ser palco de grandes eventos culturais. Estamos buscando caminhos para movimentar a cultura de Taguatinga”, conta.

Adão Cândido salientou que é do total interesse da Secec auxiliar no processo de restauro patrimonial dos equipamentos culturais e também fomentar a cultura na Região Administrativa. O secretário alertou sobre a importância em estruturar os projetos em solicitações específicas, além de explicar os trâmites para a captação orçamentária necessária para a execução de emendas parlamentares.

O líder da pasta se colocou à disposição para o encaminhamento dos projetos e esclarecimento de dúvidas. “Conte com o apoio da Secec no que for necessário para aquecer a cena cultural para a população de Taguatinga. Nossa equipe analisará com celeridade todas as solicitações que estiverem na competência da pasta”, finalizou.