O enfrentamento à violência contra a mulher durante o carnaval do Distrito Federal foi tema de encontro entre o secretário de Cultura, Adão Cândido, e a deputada federal Erika Kokay. Na reunião realizada nesta quinta-feira (07), eles também falaram sobre o modelo carnavalesco proposto para 2019.
Adão Cândido explicou à deputada que a defesa da mulher é uma das prioridades para este ano. Atento ao aumento significativo nos casos de feminicídio, o governo local dará atenção especial ao tema. Ele afirmou que o edital lançado ano passado pela secretaria para fomentar blocos no carnaval prevê a destinação de 5% do valor recebido para campanhas de conscientização. “Vamos fiscalizar todos as apresentações para garantir o cumprimento da regra”, enfatizou.
Adão Cândido apresentou a campanha ‘Eu sou do bloco do respeito’, que visa conscientizar os foliões sobre a importância de brincar o carnaval com segurança. A ação, que vai até março fala do combate à homofobia, preservação da vida e do patrimônio público.
Representantes dos blocos alternativos também participaram do encontro. Na ocasião o secretário de Cultura falou sobre a proposta de criação dos setores carnavalescos, uma das principais propostas para as festas em 2019. Ele detalhou o projeto que visa dar mais segurança aos blocos e foliões.