Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/04/20 às 15h55 - Atualizado em 20/04/20 às 15h59

7º BIFF em versão on-line começa no aniversário de Brasília com inédito destaque para programação infanto-juvenil

COMPARTILHAR

BIFF Júnior contará com júri de jovens do ensino fundamental e médio que escolherá o melhor filme

 

Começa amanhã (21), no aniversário de 60 anos de Brasília, o 7º BIFF – Brasília Internacional Festival – numa versão on-line, gratuita e com uma novidade: o BIFF Júnior, braço infanto-juvenil do evento, com a participação de quatro estudantes de ensino fundamental e médio no papel de curadores da programação. O projeto que vai até o dia 26 de abril conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e será totalmente digital, em plataforma de streaming.

 

A ideia de um festival para o público jovem repete uma experiência da idealizadora e curadora do BIFF, Anna Karina de Carvalho, fundadora do “Stockholm International Film Festival Junior” no país escandinavo em 1999. “Desde que começou o BIFF, em 2012, eu sabia que uma hora lançaríamos o mesmo modelo no Brasil, e a hora chegou”, comemora ela, que divide a curadoria da versão júnior com Luciana Druzina, há 15 anos envolvida na produção de conteúdo audiovisual infanto-juvenil.

 

As curadoras fizeram uma parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) para selecionar os jovens jurados que decidirão o troféu de melhor filme do BIFF Júnior. Quatro estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio foram escolhidos por edital e vão participar de oficinas de formação durante todo o evento, recebendo informações sobre curadoria, crítica cinematográfica e produção.

 

“Recebemos quase cem redações em que os jovens se apresentaram como cinéfilos e manifestaram interesse em participar. O planejamento original é que estivessem no palco do Cine Brasília, onde seria o festival, mas agora, devido ao isolamento social, estarão se manifestando em salas de bate-papo”, explica Anna Karina.

 

Para conhecer a programação completa do 7º BIFF (nas versões geral e infanto-juvenil), é só entrar no site http://www.biffestival.com/. Para assistir aos filmes, basta clicar no título escolhido dentro da mostra e preencher um cadastro.

 

O BIFF Júnior apresentará no total seis filmes, que cobrem as diferentes faixas etárias, como a animação espanhola “Mortadelo e Salaminho em Missão Inacreditável”, a animação brasileira “Peixonauta: O Filme” e a coprodução Colômbia/Uruguai para o belo “O livro de Lila”, listado como um dos dez melhores filmes latino-americanos do ano. Na programação, estão ainda três filmes inéditos no Brasil: o road movie “Ana”, comédia divertida para toda a família, protagonizada pelo célebre ator Andy Garcia; “Copperman: Um Herói Especial”, que aborda de forma sensível o tema do autismo e da amizade e que será projetado pela primeira vez fora da Itália; e a comédia “CRSHD”, que promete divertir o público juvenil.

 

Confira a seguir programação, fichas técnicas e sinopses do BIFF Júnior. O evento tem parceria com a empresa Encripta, patrocinadora do festival, que garante acesso ao conteúdo através da Looke, plataforma de VoD (Video on Demand). Conta também com o apoio cultural da Rede Globo, Canal Brasil, Xyz, Druzina Content, Fênix Filmes, Embaixada da França, Ligocki Entretenimento e Sesc.

 

Programação
21/4, terça-feira
“O livro de Lila (El libro de Lila), de Marcela Rincón”
22/4, quarta-feira
BIFF JR – “Peixonauta: o Filme”, de Célia Catunda, Kiko Mistrogiro, Rodrigo Eba
23/4, quinta-feira
“Mortadelo e Salaminho em Missão Inacreditável” (Mortadelo y Filemón contra Jimmy el “Cachondo”), de Javier Fesser
24/4, sexta-feira
“CRSHD”, de Emily Cohn
25/4, sábado
“Um Herói Especial” (Copperman), de Eros Puglielli
26/4, domingo
“Ana”, de Charles McDougall

 

Sinopses
“Peixonauta: O Filme”
Brasil, 2018, Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrogiro, Rodrigo Eba
Animação 2D, 77 minutos, Livre.
Quando o Doutor Jardim não retorna da cidade, Peixonauta, Marina e Zico partem para resgatá-lo. Mas quando chegam lá, algo muito estranho está acontecendo: todos na cidade sumiram! Para conseguir solucionar esse grande mistério, Peixonauta terá que contar com a ajuda de todos seus amigos e viver sua maior aventura, pela primeira vez, na cidade grande!

 

“Mortadelo e Salaminho em Missão Inacreditável” (Mortadelo y Filemón contra Jimmy el “Cachondo”)
Espanha, 2015, Direção: Javier Fesser
Animação 3D/ Comédia, 92 minutos, 10 anos.
Mortadelo e Salaminho, os agentes secretos mais divertidos e atrapalhados do mundo, são convocados para uma missão especial: Prender Jimmy – O Doidão, um atrevido vilão que acaba de invadir a sede da agência T.I.A e roubar um documento ultrassecreto. A missão se torna ainda mais complicada quando a dupla descobre que outro vilão, Trinca-Ossos, fugiu da prisão e está atrás de Salaminho para se vingar.

 

“O Livro de Lila” (El Libro de Lila)
Colômbia/Uruguai, 2018, Direção: Marcela Rincón.
Animação, aventura/Fantasia, 76 minutos, Livre
Lila vive no mundo mágico de um livro e sai, por acidente, para o mundo real. Correndo o risco de desaparecer, recorre a Ramón, que deixou de ler o livro de Lila. Uma metáfora sobre memória, livros e crescer em meio às novas tecnologias.

 

“CRSHD”
EUA, 2019, Direção: Emily Cohn
Comédia/Drama, 80 minutos
Na última noite de seu primeiro ano de faculdade, Izzy tenta perder a virgindade com a ajuda de suas duas melhores amigas. A única esperança delas é entrar em uma festa exclusiva para convidados.

 

“Ana”
EUA/ Porto Rico, 2019, Direção: Charles McDougall.
Comédia/ Drama, 105 minutos.
Ana conhece Rafa em um encontro casual e eles embarcam em uma viagem para tentar salvá-lo da falência, ou coisa pior.

 

“Um Herói Especial” (Copperman)
Itália, 2019, Direção: Eros Puglielli
Drama, 95 minutos.
Um homem que vive seu sonho de infância. O filme gira em torno do tema do autismo, mostrando que um elemento de diversidade pode se transformar em uma vantagem.

 

Serviço
7º. BIFF – BRASÍLIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL
Data: 21 a 26 de abril de 2020
http://www.biffestival.com/