O 53º aniversário de Brasília está com uma extensa e variada programação. O tema “Capital, Ibero Americana da Juventude 2013”, apesar de voltado para juventude, atrairá público de todas as idades e gostos. Além das apresentações musicais, haverá poesia, exposições, balonismo, circo, conferência, mérito cidadão candango e a inauguração do Estádio Nacional Mané Garrincha.
O aniversário da capital do país é celebrado dia 21 de abril, mas as comemorações iniciam antes. Neste sábado (13/04), será inaugurada a exposição “Brasília – Da construção da capital aos dias atuais”, no Outlet Premium Brasilia. No domingo (14/04), a festa fica por conta dos esportes com a Liga Internacional de Basquete de Rua na Ceilândia e toda programação se estende até o dia 27 de abril.
O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, falou da relevância em celebrar a data e sobre a temática escolhida. “Cada ano nós temos que comemorar este epopeia gigante que é nossa cidade: fruto do trabalho, da criatividade de todos os brasileiros. Uma das obras mais importantes do nosso povo. Brasília, este ano, foi escolhida a capital Ibero-Americana da Juventude e isso tem grande importância porque a capital foi escolhida pelas políticas de juventude, pelas perspectivas do que está sendo feito aqui para os jovens”, explicou Agnelo Queiroz.
Além da programação direcionada para os jovens, o Governador anunciou que durante o mês de abril o Governo do Distrito Federal (GDF) lançará uma série de medidas voltadas para políticas de juventude, entre elas o “Jovem Candango” que permitirá a qualificação dos jovens e a inserção no mercado de trabalho, por meio da inclusão deles, no contra turno da escola, nos órgãos do GDF.
Programação Cultural
A festa do 53º aniversário de Brasília está descentralizada. Serão montados palcos na Esplanada dos Ministérios, Parque da Cidade e Torre de TV, além da programação esportiva e cultural que ocorrerá em várias Regiões Administrativas. Na Esplanada serão montados o palco Rádio Cultura, Juventude e Infantil. Na Torre de TV a programação musical é destinada ao Gospel e o Parque da Cidade recebe apresentações de música erudita/instrumental.
No Museu da República será instalada a Praça Ibero-Americana, um espaço dedicado a cultura urbana dos jovens que tem como embaixador o rapper GOG. O espaço contará com apresentações de circo, lançamentos literários, encontros de b.boys e b.girls, batalha de MC’s, festival Anime Rock, Jam no Museu e grafitagem em tempo real. Além de eventos esportivos de skate, basquete de rua, BMX, Le Parkour, Slickline, brinquedos infláveis, bungee jump, muro de escalada e tirolesa.
Para o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, a ocasião da festa é um marco e uma celebração à cultura brasileira. “Este momento é ímpar na história da cidade. O que nós trabalhamos para oferecer a Brasilia vai aquém e além do 21 de abril , ou seja, estamos trabalhando com uma programação que reunirá diferentes linguagens culturais. Sempre registramos que a cultura local é a cultura do Brasil. Uma cidade que tem 50 anos não teve tempo de desenhar seu próprio perfil cultural, então nos temos que adotar uma atitude de abertura de mostrar aquilo que nós produzimos da cidade e o que vem do pais e de outras culturas do mundo.”, esclareceu o Secretário.
Hamilton Pereira frisou, ainda, sobre o início das comemorações. “Trabalhamos, a partir do dia 15 de abril, com a “Semana da Poesia na Rodoviária”, ou seja, no espaço mais popular da cidade que receberá artistas de Brasília e farão apresentações de poesia. Este ano, é comemorado o centenário de Vinicius de Moraes. Não podíamos esquecer disso nas nossas programações”, concluiu Hamilton Pereira.
A programação cultural foi escolhida com base no público jovem, mas além das apresentações nacionais e locais escolhidas pela Secretaria de Cultura (Secult-DF) foi aberto um Edital de Chamamento Público para seleção de Atividades Culturais que comporão a programação do 53º Aniversário de Brasília, de 17 a 21 de abril. O resultado saiu hoje (10/04) e será publicado no Diário Oficial de Brasília (DODF) desta quinta (11/04). Foram disponibilizados R$ 345 mil (trezentos e quarenta e cinco mil reais ) para a contratação artística. Foram recebidas 214 inscrições e contemplados 31 artistas. Para a seleção, a SeCult-DF intituiu uma Comissão de Análise das inscrições composta por sete técnicos da Secretaria.
Hamilton Pereira explica que esta é uma forma de transparência, respeito com artista e democracia na contratação de serviços públicos. “Realizamos por meio de chamamento público para que seja guardada a transparência e sejam oferecidas as condições mais democráticas de acesso prestação de serviço cultural da cidade, além de valorizar os artistas de Brasília, em primeiro lugar, e valorizar os artistas de outras regiões do país que convidamos”, explicou o Secretário.
Rádio Cultura
Em comemoração aos 25 anos da Rádio Cultura, será montado o palco Rádio Cultura na Esplanada dos Ministérios. Dois dias de festa (20 e 21/04) com 13 espetáculos de música. Destaque para Hamilton de Holanda e seus convidados Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, Milton Nascimento e Pedro Martins; Maria Gadú, Lenine, Fundo de Quintal, Coisa Nossa, Gog, Elle Oléria, Alf, Raimundos, Marcelo D2 e outros.
Programação Cultural
* Atualizado em 19/04, às 13h40
Palco Tenda Juventude – 20 de Abril |
|
18h às 19h |
Rocan |
19h às 20h |
Etno |
20h às 21h |
Galinha Preta |
21h às 22h |
Alínea 11 |
22h às 23h |
Homem de Pedra |
23h às 00h |
Nego De |
00h às 1h00 |
Sobreviventes de Rua |
01h às 2h30 |
GOG / Ellen Oléria / Dexter / Rei / Higo Melo |
2h30 às 3h30 |
DJ Marquinhos da Smurphies |
3h30 às 4h |
Sistema Criolina |
4h às 5h |
DJ Criolina |
5h às 6h |
DJ Ocimar |
Palco Tenda Juventude – 21 de Abril |
|
16h30 às 17h30 |
Cris Pereira |
17h30 às 18h30 |
Surf Sessions |
18h30 às 19h30 |
Distintos Filhos |
20h às 22h00 |
MV Bill , Japão, Rapin Hood, X, DJ Rafa |
PALCOS – ESPLANADA
Palco principal – Rádio Cultura 25 Anos – 20 de Abril |
|
17h às 18h |
Coisa Nossa |
18h10 às 19h40 |
Fundo de Quintal |
20h às 21h00 |
In Natura |
21h20 às 22h50 |
Emicida com os convidados: Ataque Beliz, GOG, Ellen Oléria Ribeiro e Rael da Rima |
23h10 às 00h40 |
Marcelo D2 |
1h às 1h30 |
Alf |
1h50 às 3h30 |
Raimundos |
Palco principal – Rádio Cultura 25 Anos – 21 de Abril |
|
15h às16h |
Nós Negras |
16h10 às 17h40 |
Maria Gadú |
18h às 19h30 |
Hamilton de Holanda e convidados: Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, Milton Nascimento e Pedro Martins |
19h50 às 21h00 |
Teatro Mágico |
21h20 às 21h40 |
Cia Nós do Bambu |
21h50 às 23h30 |
Lenine |
Palco Gospel Torre de TV- 20 de Abril |
|
17h às 18h |
Tempero do Céu |
18h às 19h |
Kiko Santana |
19h às 20h |
Ana Quézia |
20h às 21h30 |
Aline Barros |
21h50 às 23h30 |
Oficina G3 |
Palco Praça Infantil – 20 de Abril – das 10h às 18h |
10h ás 11h30 – Cordel para Crianças |
11h45 às 13h – Cia Voar Teatro de Bonecos |
15h às 16h30 – Viva Brasília |
16h45 ás 18h – Pipocando Poesias |
Palco Praça Infantil – 21 de Abril – das 10h às 18h |
|
10h às 11h30 |
Xaxará e a Mala para sempre |
11h45 às 13h |
Palhaçaria Pilombetagem |
15h às 16h30 |
Brincantes do Gama |
16h45 às 18h |
Debussy para Crianças |
PALCOS – PARQUE DA CIDADE:
Palco Erudito / Instrumental – 20 de Abril |
|
15h às 16h30 |
André Togni |
16h45 às 18h |
Oswaldo Amorin e Trio |
18h às 19h30 |
Jorge Antunes |
Palco Erudito / Instrumental – 21 de Abril |
|
15h às 16h30 |
Marakamundi |
16h45 às 18h |
Rênio Quintas |
18h às 19h30 |
Gabriel Preusse e Paulo Ohana |