26/11/19 às 15h45 - Atualizado em 26/11/19 às 16h04

52º FBCB recebe 5º Festival de Curtas das Escolas Públicas do DF

Em dois dias, 30 produções participaram da mostra competitiva

O 5º Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal lotou o Cine Brasília nesta terça-feira (26). No segundo e último dia de exibições da mostra competitiva, foram apresentadas 15 produções realizadas pelos alunos do Ensino Fundamental. O evento faz parte da programação do 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que vai até o dia 1º de dezembro. Na manhã de ontem (25), foram exibidas as obras do Ensino Médio, da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos.

Seguindo o roteiro de um grande festival, a cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Cultura e Economia Criativa, Adão Cândido, que celebrou a realização da mostra. “Essa iniciativa forma, informa e deixa vocês contarem suas histórias. Estamos orgulhosos em recebê-los na casa do cinema nacional. O Cine Brasília está sempre aberto a vocês”, disse. No palco, o secretário de Educação, João Pedro Ferraz, valorizou a dedicação dos jovens atores, diretores e produtores. “Vocês estão participando de um festival. E isso é muita coisa!”

O organizador do Festival, Gleison Cardozo, reforçou o potencial da ação que, nas cinco edições, já recebeu 600 produções, envolveu 10 mil estudantes, e que abrange todas as regionais de ensino do DF. “Hoje, temos uma política de educação audiovisual reconhecida nacionalmente e vocês estão no Cine Brasília, o templo do cinema no Brasil”, afirmou. Ele falou do potencial do evento, que já levou as produções dos alunos para países como Espanha, Portugal, Itália e Chile, e convidou: “Façam, sim, a diferença na educação do Distrito Federal”.

A expectativa para o início da sessão era grande. Em meio a uma plateia ansiosa e desconfiada, crianças e adolescentes de diversas regiões do Distrito Federal agitavam o Cine Brasília, palco principal do Festival de Brasília, na torcida pelas produções de suas escolas. Nas mãos, cartazes e pipoca e, nos olhares atentos, curiosidade.

Entre os espectadores, estavam presentes Wescley Andrade, 16 anos, Júnior Bezerra, 15, e João Gabriel Ferreira, 14, alunos do Centro de Ensino Fundamental 4 de Planaltina, na torcida por Chapeuzinho On-Line, produzido pelos colegas de escola. “É muito legal estar aqui, mesmo sem ter participado do filme. As produções são boas e achei o filme bem feito”, pontuou o mais velho.

Do outro lado do cinema, Maria Francisca Marques Carvalho, 12 anos e aluna do 7º ano do Centrinho, como é chamado o Centro de Ensino Fundamental 1 de Planaltina, tinha um ar de apreensão. Defendendo Labirinto, produção de cerca de 30 colegas orientados pelo professor Marcos Martins Macedo, ela acompanhou o trabalho da turma que desenvolveu o curta e confessou que espera ter o próprio trabalho exibido em 2020. Ela atua na produção de Centrinho mal assombrado, que deve ser gravado no fim deste ano em um estúdio localizado na escola. “É muito corrido, porque temos que contar a história toda em poucos minutos, mas é muito legal”, desabafa.

Os vencedores

Na manhã de ontem (25) foram exibidos os filmes dos alunos do Ensino Médio. O grande vencedor, escolhido pelo júri popular, foi Eu queria ser branco… Queria, do Centro de Ensino Médio Integrado do Gama. Já A reunião, realizado pelos estudantes do CEF 07, também do Gama, venceu entre os concorrentes do Ensino Fundamental. Confira abaixo todos os vencedores:

Ensino Médio

Melhor filme: Eu Queria ser branco… Queria, realizado pelos alunos do CEMI – Gama

Melhor direção: Goles de Vida (Anna Perpétuo Dettmar)

Melhor atriz: Oco (Briza Mantzos)

Melhor ator: TCBD (João Gabriel Silva)

Melhor abordagem do tema: A Escola Libertária, realizador pelos alunos do Setor Leste

Melhor montagem: Caverna (Thiago Gomes)

Melhor fotografia: La Liberté (Jaqueline Moura)

Melhor desenho de Som: Apenas um Sonho (Caio Rodrigues da Silva)

Melhor roteiro: Garota Espirro (Emanoelly Matos Pereira)