Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/12 às 14h54 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

XII Encontro de Folia de Reis do DF

COMPARTILHAR
Confira a programação.

No mês de dezembro ocorrerá uma das mais tradicionais manifestações populares do Brasil. Trata-se do décimo segundo encontro de foliões vindos de várias partes do país. O objetivo é promover  a cultura tradicional das Folias de Reis e a diversidade de expressões artísticas associadas a ela. O evento reúne cerca de dez mil participantes, entre foliões e apreciadores. Entrada gratuita.
 
Este ano, o Encontro vai ser realizado na Casa do Cantador com shows de grandes nomes da música caipira tradicional, como Zé Mulato e Cassiano, Kleuton e Karen (vencedores do Prêmio da Música Brasileira), André e Andrade, Vanderley e Valtercy, dentre outros. O show de abertura será com Roberto Correa e Alceu Valença, numa fusão da cultura popular do Centro-Sul com um dos legítimos representantes da cultura popular nordestina. Tudo totalmente gratuito. Além da programação musical, também, serão realizadas oficinas diversas, exposições artesanais e apresentações de 22 grupos de Folias do DF, GO, MG e BA.
 
O Encontro de Folia de Reis faz parte do calendário de eventos oficiais do Distrito Federal (Lei 3252/2003) e é considerado uma das maiores celebrações da cultura popular do Brasil central. As dez primeiras edições foram realizadas na Granja do Torto, porém, com a proposta de itinerância iniciada em 2011, buscou-se apresentar o universo das Folias para outras regiões do DF.
 
Concurso de Presépios
O 12º Encontro de Folia de Reis do DF promoverá a segunda edição do concurso de presépios entre os moradores locais que se inscreverem. A premiação total, de R$ 3.500,00, será distribuída entre os três primeiros colocados. Todos os moradores inscritos receberão a visita de uma Folia de Reis e da Comissão julgadora, no dia 6 de dezembro.
 
A Folia de Reis
Baseada em festejo de origem portuguesa, ligada às comemorações do culto natalino, a Folia chegou ao Brasil junto com a Corte. A manifestação cultural apresenta um caráter profano-religioso, com cânticos, danças e figuras arquetípicas das tradições religiosas e populares, incorporando aspectos culturais locais.
 
Confira aprogramação:
 
06/12 (quinta-feira)
 
Refeitório – 19 às 21h:  Jantar dos foliões Palco 20h30 FOLIA DE REIS JOÃO TIMÓTEO (Ceilândia/DF) e encontro de bandeiras 21h ABERTURA OFICIAL com a presença de autoridades políticas e eclesiásticas e sorteio da cidade sede do próximo Encontro 21h Shows de abertura: ROBERTO CORREA(DF) – ALCEU VALENÇA.
 
07/12 (sexta-feira)
Residências em Ceilândia – 9h: Visita das Folias aos moradores inscritos no Concurso de Presépios.
Refeitório 12h às 14h:  Almoço dos foliões Palco 12 às 14h Shows FOLIÕES e CONVIDADOS – VOLMI BATISTA (DF) – VALDENOR e ISMAEL PEREIRA (Repentistas-DF) Residências em Ceilândia 14h Visita das Folias aos moradores inscritos no Concurso de Presépios.
Refeitório 18 às 20h:  Jantar dos foliões
Palco 19h: Representação da CHEGADA DOS TRÊS REIS MAGOS e ENCONTRO DAS BANDEIRAS
19h30 Apresentações das FOLIAS DE REIS e DANÇAS POPULARES 21h Bendito de Mesa (Canto de agradecimento) 21h30 Shows DAYANE REYS (DF) – CHICO DE ASSIS e ISMAEL PEREIRA (Repentistas/DF) – GALVAN e GALVÃOZINHO (GO) – ANDRÉ e ANDRADE (GO)
 
08/12 (sábado) 
 
Refeitório – 8h: Café da manhã dos foliões
Espaços de atividades – 9h às 12h: Oficinas e troca de saberes (Coordenação: Chico Simões/DF) 
Refeitório – 12 às 14h: Almoço dos foliões
Palco – 12 às 14h: Shows FOLIÕES E CONVIDADOS – KLEUTON E KAREN (DF) – MACEDO E MARIANO (DF) 14h Bendito de Mesa (Canto de agradecimento)
Espaços de atividades – 14h30 às 18h: Oficinas e troca de saberes(Coordenação: Chico Simões/DF)
Refeitório – 18h: Jantar dos foliões
Palco -18h30:  Apresentações das FOLIAS DE REIS e DANÇAS POPULARES
21h: Bendito de Mesa (Canto de agradecimento)
21h30: Shows VANDERLEY e VALTECY(DF) – DYEGO e GUSTAVO (DF) – ZÉ MULATO e CASSIANO (DF) – ELIANE DI PAULA e ALCIMAR (DF)
 
09/12 (domingo)
 
Refeitório 7h:  Café da manhã dos foliões
Palco 8h: Assembleia da AFOREIS-Assoc. Foliões de Reis do DF e entorno 10h30 Resultado do concurso de presépios
11h: Missa Sertaneja com Padre Adão Soares
Refeitório 12 às 14h: Almoço dos foliões
Palco 12 às 14h: Shows FOLIÕES e CONVIDADOS – ÊNIO LIMA e GUSTAVO NETO (DF) – JOÃO SANTANA e VALDENOR (Repentistas-DF) – PAULO CRUZ e ZÉ EDUARDO (SP) 14h Bendito de Mesa (Canto de agradecimento) 1
14h30: Despedida das FOLIAS DE REIS E DANÇAS POPULARES
16h: Shows de Encerramento FÁBIO MIRANDA (DF)em “Caravana Solidão” – PROJETO BICHO D’ÁGUA em “Cantando as Águas do Chico” (Mamulengo Fuzuê e Grupo Paraibola) FOLIAS PARTICIPANTES por ordem de apresentação:    
1º-Os Filhos do Urucuia (Urucuia/MG)
2º-Folia de Reis dos Piuí (Dom Bosco/MG)
3º-Folia de Reis Tradicional (Formosa/GO)
4º-Folia de Reis do Pedregal Minas-Goiás (Novo Gama/GO)
5º-Folia de Santos Reis (Silvânia/GO)
6º-Grupo de Catira e Folia de Reis Irmãos Vieira (Novo Gama/GO)
7º-Folia deReis Minas-Brasília (Gama/DF)
8º-Folia de Reis João Timotéo (João Pinheiro/MG)
9º-Folia de Reis Devotos dos Magos (Unaí/MG)
10-Folia de Reis de Cristalina (Cristalina/GO)
11-Folia de Reis dos Figueiredos (Bonito/MG)
12-Folia de Reis Tradicional (Arinos/MG)
13-Folia de Reis de Brazlândia (Brazlândia/DF)
14-Folia de Reis de São Francisco (São Francisco/MG)
15-Grupo Renovação e União (Planaltina/GO)
16-Folia de Seis Vozes A Viagem dos Magos (Sagarana -Arinos/MG)
17-Folia de Reis de Bebedouro (Bebedouro/BA)
18-Folia de Reis de Água Fria (Água Fria//GO)
19-Folia de Reis Saudade do Interior (São Sebastião/DF)
20-Folia de Reis Unidos na Fé (Planaltina/DF)
21-Folia Mirim Nova Geração (Urucuia MG)
22-Folia de Quatro Vozes (Sagarana – Arinos/MG)
23-Folia de Reis Estrela da Guia (Granja do Torto/DF)

Oficinas: Danças Lundu, Catira e Curraleira (membros da Folia de Reis Tradicional – Formosa/GO); Mamulengos (Chico Simões – Taguatinga/DF); Presépios (Nanira – Planaltina/DF); Elaboração e Gestão de Projetos Culturais (Marcelo Manzatti – Brasília/DF); Viola Caipira (Fábio Miranda – Brasília/DF); Patrimônio Imaterial (Rodrigo Ramassote-IPHAN/DF). Atrações diárias e permanentes – Barracas de comidas típicas e artesanato; Cantorias, rezas e terços a cargo dos foliões; Exposições de Instrumentos Musicais das Folias de Reis e Presépios.

Mais informações pelo telefone (61) 3301-5888