Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/14 às 11h00 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Via Sacra de Planaltina faz último ensaio no domingo

COMPARTILHAR

Em seis dias de celebração, encenação deve atrair mais de 200 mil pessoas

Os 1,4 mil membros do Grupo Via Sacra de Planaltina fazem, neste domingo (6), o último ensaio antes do início das apresentações. No dia, os últimos detalhes e ajustes serão repassados aos atores e equipe de apoio do espetáculo. Os ensaios serão no Morro da Capelinha, das 8h às 13h. As encenações acontecem entre os dias 13 e 19 de abril.

A Via Sacra de Planaltina é o maior teatro popular encenado a céu aberto do Centro-Oeste. Para a representação dos últimos dias de Jesus Cristo, shows culturais de abertura e encerramento, são esperadas mais de 200 mil pessoas.

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e o grupo Via Sacra ao Vivo, o projeto tem como principal objetivo o incentivo à Cultura Popular no DF e assim fortalecer a promoção, difusão e proteção da diversidade cultural. Segundo o subsecretário de Diversidade Cultural, Preto Rezende, o evento cria uma atmosfera propícia à cultura da paz por meio do teatro, da música, da juventude e da comunidade.

“O projeto envolve o público em um ambiente em que é possível mesclar arte, cultura e responsabilidade social”, explica Rezende.

Este ano, o espetáculo contará com algumas novidades. O ator Marcelo Augusto ficará responsável por interpretar Jesus Cristo. A já conhecida “Equipe Surpresa” volta neste ano prometendo algo que irá impressionar não só o público, mas também os atores em cena.

De acordo com o coordenador-Geral, Zé Costa, a expectativa da organização é que o evento seja o melhor possível, superando o sucesso do ano anterior. “Eu acredito que os espectadores irão ver será o resultado de um esforço da organização, que sempre teve como objetivo realizar a melhor apresentação possível”, diz Costa.

Vias Sacras

Além da Via Sacra de Planaltina, outras três festas têm apoio da Secretaria da Cultura: São Sebastião, Taguatinga e a Via Sacra dos Surdos.

A festa de São Sebastião, que acontece na sexta (18), às 18h, trará diversas novidades. O espetáculo foi reformulado e agora conta com surpresas, como uma queima de fogos programada para durar dez minutos. Outra novidade é a instalação de dois painéis LED de alta definição para transmitir as encenações ao vivo. O espetáculo acontecerá atrás do Terminal Rodoviário da cidade.

O responsável pelo evento, Fernando Alves, destaca a melhora na estrutura do evento, que terá geradores, seguranças e tendas. “Acreditamos que com todas essas novidades a encenação da Via Sacra deste ano será mais dinâmica trazendo também mais comodidade ao público presente”, afirma Alves.

Outra festa apoiada pela pasta é Via Sacra de Taguatinga. Marcada para acontecer nos dias 18 e 20 de abril, no Taguaparque, a festa mistura elementos tradicionais de enredo com a linguagem do circo, do cinema e da dança. Além disso, o projeto busca ampliar a oferta de produtos culturais na região e a fomentação da produção cultural local.

Já na Via Sacra dos Surdos, os últimos dias de Jesus Cristos serão encenados na linguagem de sinais brasileira por 128 atores com deficiência auditiva (DA). O projeto busca servir como um instrumento de apoio para a integração dos ouvintes na cultura surda. O espetáculo acontecerá no dia 26 de abril, às 16h, no Aeroclube de Brasília.

Confira a programação das Vias Sacras apoiadas pela Secretaria de Cultura.