Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/12 às 13h53 - Atualizado em 13/11/18 às 14h38

Um abraço para Niemeyer

COMPARTILHAR
Governo do Distrito Federal presta homenagem ao arquiteto, no dia em que ele faria 105 anos, com espetáculo cultural em frente à Torre de TV

No dia em que completaria 105 anos, 15 de dezembro, o arquiteto Oscar Niemeyer receberá uma grande homenagem do Governo do Distrito Federal. Os brasilienses relembrarão a sua importância para Brasília em meio a um espetáculo cultural, o Abraço de Luz.
A Fonte Luminosa da Torre de TV, que tradicionalmente reúne visitantes para admirar sua beleza, receberá uma estrutura especial, com 20m de altura, em formato de semicírculo, coberta por 65 mil lâmpadas coloridas. O efeito produzido pela iluminação remeterá à grandiosidade das obras do arquiteto na capital federal.

A homenagem contará com uma apresentação do Coro Lírico de Brasília e com a leitura de versos e trechos de cartas de autoria de Oscar Niemeyer. O público verá também uma bailarina acrobata, dentro de uma esfera voadora, cortar o céu da praça. Na inauguração, o Abraço de Luz será parcialmente aceso, em luto pela morte de Niemeyer, no dia 5 de dezembro.

O espetáculo projetado a pedido do governador Agnelo Queiroz representa um grande abraço na cidade, e no arquiteto que fez de Brasília um museu a céu aberto. Após as homenagens, a estrutura montada permanecerá no local até o início de janeiro, com acendimentos e apresentações culturais programados (confira agenda).

O Abraço de Luz marcará a decoração especial para as festas de final de ano, que, na Torre de TV, contarão também com apresentações de cantatas de Natal.

Maestro – A arquitetura de luz é executada pelo italiano Valerio Festi. Por associar elementos do teatro à música e à técnica de iluminação de grandes espaços, o artista é também chamado de maestro. Ele é capaz de criar uma paisagem inédita na fachada de um prédio comum.

Instalações semelhantes já modificaram endereços famosos em diversas cidades do mundo e do Brasil. Entre elas, Curitiba, nos Natais de 2011 e de 2012, Rio de Janeiro, em 2011, e Gravatá (Pernambuco), nos Natais de 2011 e 2012. Tókio (Japão), Paris (França), Madrid (Espanha), Istambul (Turquia) e Roma (Itália) também receberam projetos do artista. Em algumas delas, o show de luzes se tornou uma tradicional atração turística.

Em 2010, Niemeyer pediu ao maestro Valerio Festi que projetasse um espetáculo para a “sua cidade”. Referia-se à Brasília. Para a cidade, Festi concebeu um projeto especial, inspirado nas curvas que em todo o mundo são reconhecidas como a marca registrada de Niemeyer e de sua maior obra, a capital brasileira.

Corais – O evento será aberto às 18h45 com a apresentação musical dos Canarinhos de Brasília, seguida pela encenação do Auto de Natal, e pelo concerto final do Coro Lírico de Brasília. Pioneiros da cidade prestarão também suas homenagens ao arquiteto, durante a solenidade. Outras apresentações de corais e de teatro, efeitos gráficos e projeção de vídeos, além da iluminação do Congresso Nacional, da Ponte JK e outros monumentos, completam a extensa programação do GDF para o Natal

Programação Abraço de Luz Homenagem a Oscar Niemeyer

15 de dezembro
18h45 – Apresentação musical dos Canarinhos de Brasília, seguida pela encenação do Auto de Natal.
20h – Acendimento parcial do Abraço de Luz, dedicado a Oscar Niemeyer. Apresentação do Coro Lírico de Brasília, leitura de versos e performance com bailarina acrobata. As lâmpadas serão apagadas à meia-noite.

22 de dezembro
20h – Acendimento total do Abraço de Luz. Apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília. Duas esferas, com acrobatas, cruzarão o céu da praça. As lâmpadas serão apagadas à meia-noite.

24 e 25 de dezembro
20h – Acendimento total do Abraço de Luz. As lâmpadas serão apagadas às 2h do dia 25 de dezembro.

Até 6 de janeiro
20h – Todos os dias, entre 15 de dezembro e 6 de janeiro, o Abraço de Luz estará aceso entre 20h e meia-noite, com exceção da noite de Natal, quando ficará até as duas da manhã.