Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/14 às 11h00 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Últimos dias para conferir exposições do Museu Nacional

COMPARTILHAR


Exposições já atraíram mais de 100 mil pessoas


Neste domingo (11), as exposições “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte” e “Sudário” e “Liberdade” terminam suas temporadas no Museu Nacional. Na cidade desde o mês passado, as mostras atraíram cerca de 100 mil pessoas.

Com a exibição de cerca de 300 peças que representam a trajetória dos Jogos, “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte” é um aquecimento para a edição que será realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2016.

Durante a visita, o público tem a experiência de empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres, realizados em 2012. Além disso, os visitantes podem tirar fotos com a mascote Mischa, dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, famoso por ter “chorado” na cerimônia de abertura.

Já a exposição “Liberdade” retrata a demolição do Complexo Penitenciário Frei Caneca, destino de presos comuns e políticos e local de tortura no período da ditadura de Getúlio Vargas e no regime militar de 1964 a 1985.

Ela é formada por painéis fotográficos e portas gradeadas das celas do Complexo Penitenciário Frei Caneca recolhidas após sua implosão, em março de 2011.

Enquanto isso, “Sudário” traz monotipias em lenços, pinturas, fotografias trabalhadas em 3D real e virtual, vídeos e instalações que têm como tema central as viagens do artista pelo mundo.

Utilizando uma prática já presente em sua obra, a monotipia, Carlos Vergara imprime em lenços vestígios dos diversos territórios por onde passou ao longo de sua carreira. Em Sudário, serão apresentadas obras realizadas em lugares como Índia, Capadócia, Cazaquistão, Londres, Pantanal, São Miguel das Missões e Salvador.

O Museu fica aberto de terça a domingo, de 9h às 18h30.


Serviço

“Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”

Até domingo (11)

Horário : 9h às 18h30 (De terça-feira a domingo).

Entrada Franca e livre para todos os públicos

Leia mais aqui

 

“Sudário” e “Liberdade”

Até domingo (11)

Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h30

Entrada Franca e livre para todos os públicos

Leia mais aqui 


Confira a Agenda Cultural de maio da Secretaria de Cultura