Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/06/14 às 13h56 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Turistas Nacionais e Internacionais se encantam com os pontos turísticos de Brasília

COMPARTILHAR


Visitantes movimentam os principais pontos turísticos da capital 

Vindos de várias partes do Brasil e do mundo, os turistas que irão lotar o Estádio Nacional Mané Garrincha aproveitaram o sábado de sol para conhecer as opções culturais que a cidade oferece.

A Exposição Entrecopas, com 375 obras de grandes nomes das artes visuais brasileiros no Museu Nacional, foi um dos locais mais visitados. O professor norueguês, Trond Olsen, que está na cidade para a partida entre Suiça e Equador, achou a exposição muito interessante. “Não parece com nada que eu já tinha visto antes.”

Sobre a cidade, o turista da Noruega, disse que Brasília é um lugar quieto e muito bom para relaxar. Essa também foi a impressão da estudante canadense Rob Crawford. “Estou adorando a cidade, todos têm sido muitos educados no tratamento com os turistas”. O casal Evanildo Delmontes e Francesca Dias, que veio do Piauí, também elogiou as atrações turísticas da cidade. “Muita coisa diferente para se ver”.

Os astros do jogo de domingo também trouxeram uma grande torcida. “Meu palpite é 2 x 0 para Suiça”, disse o torcedor suíço Andrea Furgler, que visitava a Catedral com um grupo de amigos.

A cidade também recebeu turistas equatorianos que aproveitaram o dia para passear pelos pontos turísticos da Praça dos Três Poderes. O médico Vicente Toscano, de 68 anos, que veio ao Brasil acompanhar todos os jogos da seleção do Equador, elogiou a arquitetura de Brasília e disse que a capital do Brasil é diferente de todas as cidades da América do Sul.

O mezanino da Torre de TV, reaberto no último dia 6, também foi procurado por turistas estrangeiros. Até o dia 20 de julho, o local recebe a Exposição Fotográfica Festa dos Estados – 48 anos de história com Brasília. A mostra reúne mais de 60 fotografias com imagens de várias fases do evento que marcou a história da cidade. A visitação será aberta ao público das 10h às 18h, sempre de terça a domingo, com entrada franca.

A engenheira malasiana Meilyan Lai e a profissional de telecomunicações chinesa, Julia Zhao, que também foram conferir a exposição fotográfica, aproveitaram para subir no mirante da Torre de TV e apreciar a privilegiada vista panorâmica da cidade.

Quem quiser aproveitar as atrações culturais durante os jogos da Copa do Mundo FIFA, pode ainda visitar também o Espaço Lucio Costa, reaberto desde o dia 12 de junho, que abriga no seu interior a Maquete de Brasília. No mesmo local é possível ver de perto a galeria onde estão expostas as cópias dos croquis e do Relatório do Plano Piloto, apresentados por Lúcio Costa em 1957, ao júri internacional que considerou o seu projeto o vencedor dentre os 26 projetos que participaram do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil.

O Panteão da Pátria, criado para homenagear os heróis nacionais também está aberto ao público. Lá também é possível visitar o Mural da Liberdade, do consagrado artista plástico Athos Bulcão. O local fica aberto de 9h às 18h.