Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/14 às 19h41 - Atualizado em 13/11/18 às 14h49

Turistas conhecem a história de JK

COMPARTILHAR


Museu do Catetinho recebe mais visitas durante o Mundial

Estrangeiros, brasilienses e turistas de estados brasileiros ficaram atentos a todos os detalhes durante a visita no Museu do Catetinho, na manhã desta sexta-feira (20). A conversa, guiada por Aurentino Costa, 56, percorreu a simplicidade da casa provisória do presidente Juscelino Kubitschek (JK). “Falar sobre Juscelino sempre agrada a gente.”

Visitantes puderam ver de perto um pouco da história da capital federal, ao circularem pelos cômodos da casa de madeira, que contaram com o toque do croqui de Oscar Niemeyer, no Palácio de Tábuas. O quarto de JK está intacto e a cama arrumada. As roupas, pijama, chapéu, cama, livros agora compõem o cenário de uma narrativa que fica além do sobrado.

Foi o primeiro lugar que o casal de Belo Horizonte (MG), Cleiton Vasconcelos (33) e Viviane Valério (35) visitou na cidade. “É muito bom saber um pouco da história em si, porque Juscelino fundou Brasília e foi um dos presidentes do Brasil”, destacou o artista plástico Vasconcelos. “Estou gostando. É muito preservado”, acrescentou a namorada Viviane.

Com cerca de 410 metros quadrados, o Catetinho foi construído por 10 amigos de Juscelino, levou apenas 10 dias para ficar pronto e foi inaugurado em 10 de novembro de 1956. Coincidências à parte, em relação ao número “dez”.

Segundo o gerente do museu, Aurentino, é importante contar ao público a história de Juscelino, de Brasília e do Catetinho, interligados. “A gente fala da infância dele, da escalada política do início até o fim e sobre ele na presidência”, disse.

Segundo Aurentino, o museu tem recebido muitas visitas durante a Copa do Mundo da FIFA 2014™. Cerca de 100 pessoas passam pelo local diariamente. Durante os jogos, o museu ficará aberto todos os dias, das 9h às 17h. “É bom que o povo venha visitar, porque aqui é parte de Brasília.”

Serviço:

Aberto todos os dias, das 9h às 17h

Endereço: Km 0 – BR 040 / Gama – DF

Telefone: (61) 3338-8803 / (61) 3386-8167

A entrada é gratuita