Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/14 às 11h10 - Atualizado em 13/11/18 às 14h45

Tire suas dúvidas sobre o credenciamento 2014

COMPARTILHAR


Artistas terão 120 dias para se credenciar

Está aberto o credenciamento para as contratações artísticas de 2014 e início de 2015. A partir de 31 de março, o credenciamento de 2013 deixará de valer e todas as novas contratações seguirão as novas regras, valores, critérios e rodízio dos novos editais.


1- Cadastro x Credenciamento

O cadastro no Siscult (Sistema de Cadastro de Artistas) é o primeiro passo para que um artista possa ser contratado para prestar serviços aos órgãos públicos do GDF.

O credenciamento segue um edital por tempo pré- estabelecido e é uma das formas de contratação. Hoje, 90% das contratações do GDF obedecem os editais de credenciamento.

O cadastro no Siscult é obrigatório para ser contratado, o credenciamento é opcional. Uma vez cadastrado e habilitado, o artista não precisará apresentar novamente sua documentação por dois anos.


2- Credenciamento 2013

O edital de credenciamento do ano passado deixará de valer em 30 de março. Com isso, as listas de rodízio também não terão mais validade e novas listas serão divulgadas.


3- Credenciamento 2014/15

Os editais lançados este ano obedecem novas regras valores e critérios. O rodízio será zerado e começará novamente, a partir de novas listas e categorias previstas em cada edital.

Eles também estão separados por área artística.

• Musica

• Dança

• Teatro

• Culturas populares e tradicionais

• Arte urbana

• Livro e leitura

• Musica clássica sinfônica (para contratação de músicos extras para a Orquestra sinfônica).

Todos os editais estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura, no canto direito da página.

Ainda serão publicados os editais das áreas de audiovisual, circo e oficineiros.


4- Mudanças

Todos os editais contam com novidades nos critérios de avaliação.

Novas faixas de cachê podem chegar até R$ 18.000,00, conforme a categoria e o reconhecimento de artistas notórios, classificação que não existia no edital de 2013 e que valoriza os artistas com mais tempo de carreira.


5- Como participar

Para se inscrever nos editais, os artistas/grupos não precisam fazer um novo cadastro no Siscult.

É necessário apenas preencher a ficha de credenciamento (que ficou conhecida como Ficha Rosa) que agora estará disponível online para preenchimento dentro do próprio cadastro do artista.

Essa inovação vai facilitar o acesso do artista às politicas da Secretaria de Cultura, uma vez que ele não precisa ir à Secult para se credenciar.


6- Atualização de informações

Como os editais trazem uma série de inovações, o artista que quiser pode atualizar e complementar as informações do cadastro. Basta entrar no próprio cadastro do Siscult enquanto estiver preenchendo a ficha de credenciamento.

Após inserir a documentação complementar, o artista deve levar à Secretaria de Cultura os documentos originais, para que sejam anexado ao seu processo de habilitação.

As comprovações constantes no processo de cadastro do artista, serão analisadas na avaliação do credenciamento.


7- Passo a passo

O artista que ainda não tem cadastro no Siscult deve entrar no sistema e se cadastrar, inserindo as informações necessárias e apresentando na Secretaria de Cultura os documentos que comprovam os critérios exigidos.

O endereço do Siscult é: www.sistemas.cultura.df.gov.br. Ele deverá ser acessado com o login (CPF do responsável do grupo / CNPJ) e senha disponibilizada no época do cadastro.

Esse cadastro será analisado e, se estiver tudo certo, o artista estará habilitado para ser contratado para apresentações artísticas do GDF.

Caso o artista queira participar do credenciamento, ele deve ler atentamente o edital e preencher a ficha rosa de credenciamento.

A partir dos seus dados, ele será classificado pelo Colegiado Setorial da sua área e ganhará uma pontuação. Essa pontuação determinará em qual faixa de cachê ele estará e quanto receberá pelas apresentações.


8- É possível participar de mais de um edital?

Todo artista poderá participar de até 2 editais, desde que tenha a comprovação artística de atuação nas duas áreas pretendidas.

O artista será avaliado e classificado de acordo com cada área. Ele participará, então, de duas listas de credenciamento e dois rodízios diferentes.

O não-credenciamento em uma segunda área não invalidará o credenciamento do primeiro. Serão análises independentes.


9- Prazos

Os editais ficarão disponíveis para inscrição por 120 dias. As listas de rodízio, no entanto, começarão a ser publicadas a partir de 2 de abril.

A medida que o artista se credenciar e constar na lista publicada, ficara disponível para contratação imediatamente.


10- Aniversário de Brasília e Bienal do Livro

Todas as contratações artísticas para compor a programação da II Bienal Brasil do Livro e da Leitura e para o Aniversário de Brasília serão realizadas pelo novo edital de credenciamento.

Serão contratadas cerca de 300 atrações entre música, teatro, contadores de história, e outras.

O artista ou grupo interessado em se apresentar na Bienal do Livro deve se inscrever no edital de credenciamento de sua área até o dia 2.

Já para se apresentar nas festividades do Aniversário de Brasília, o artista ou grupo interessado deve se inscrever no edital de credenciamento de sua área até o dia 11.

• De 28 de março a 11 de abril, os servidores da Secretaria de Cultura estarão em uma estrutura no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional para atender os interessados em participar dos dois eventos.

• O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Telefone para contato, 3325 6105.


11- Atendimento dos artistas

Para cadastro e habilitação no Siscult, os artistas devem procurar os servidores Ana Cecília e Renato Telles.

Para o credenciamento, devem ser procurados os servidores Gilson Silva, Anderson Lira, Sergio Mathias e Jenaide Pereira.

Todos atendem no telefone 3325-6275.


• É importante ler o edital até o final, inclusive os anexos. Eles trazem uma série de perguntas e informações complementares que precisam ser respondidas no preenchimento da ficha rosa.


• A Secretaria de Cultura aconselha que todos os artistas se credenciem, pois 90 % das contratações artísticas do GDF acontecerão através desse edital. É a forma mais democrática que o artista tem para se apresentar. Essa oportunidade será garantida através do rodizio, uma vez que o artista vai compor um lista com outros artistas da mesma área e estilo, e poderá circular de acordo com as categorias em que ficarem classificados.